sábado, 4 de outubro de 2014

UMA IGREJA DE EXCELÊNCIA

 UMA IGREJA DE EXCELÊNCIA


Texto-chave: Atos 2:41-47

Estamos desafiados pelo Espírito Santo a viver uma vida de excelência diante de Deus e dos homens. Eles tiveram sucesso, não só em ganhar uma multidão, mas em consolidar bem aqueles novos convertidos e fazer deles discípulos de Jesus. Vamos começar o ano em nossas células estudando esse modelo e tentando responder duas questões: 1) O que define uma igreja de excelência?  2) Como alcançar esta excelência? Na reunião de hoje, vamos tentar responder a primeira pergunta.

1) UMA IGREJA DE EXCELÊNCIA É UMA IGREJA QUE NÃO PARA DE CRESCER – vs. 41 e 47b – O relato bíblico começa não só com a conversão de três mil pessoas, mas com a consolidação de todo aquele povo, que foi batizado e integrado na vida da igreja. Aquele mover aconteceu no dia de Pentecoste, quando Pedro pregou, cheio do Espírito Santo, e a multidão se converteu. Mas não foi um evento isolado. O texto de diz que “todos os dias acrescentava o Senhor à igreja os que iam sendo salvos”. Em outras palavras, todo dia era dia de crescimento. 

- Precisamos desejar ser uma igreja assim – Há cristãos que não se alegram com o crescimento ou não se esforçam por ele, porque o crescimento demanda trabalho e desconforto. No entanto, se assumimos viver em função de agradar o coração de Deus, precisamos nos dedicar a isto, pois esta é a sua vontade – Jo 15:8.

- O crescimento é a combinação do ganhar e consolidar – Desde o primeiro dia da igreja em Jerusalém, a multidão chegou. Mas o mais relevante é que as pessoas ficavam, eram consolidadas e integradas na igreja, especialmente porque o crentes firmes investiam em relacionamento com os novos. Sem essa disposição, podemos ter muito movimento, mas os frutos não permanecem – Jo 15:6.

- O crescimento é o resultado natural de um corpo saudável – Quando a igreja ama ao Senhor, reflete a glória de Deus, está cheia do Espírito Santo e não tem sua autoridade minada pelo pecado, o resultado normal é que mais e mais pessoas se convertam. O crescimento da igreja em Jerusalém não era “sazonal”, fruto de uma campanha evangelística ou um pregador famoso. Cada dia o Senhor acrescentava mais gente. Todo dia era dia de evangelismo na vida daquele povo – Ef 4:15-16.

2) UMA IGREJA DE EXCELÊNCIA É UMA IGREJA QUE VIVE EM SANTIDADE – vs. 43a –Esse versículo nos diz que “em cada alma havia temor”, ou seja, havia um profundo respeito e reverência diante de Deus. E isso não era uma qualidade apenas dos líderes. Cada pessoa vivia debaixo do temor de Deus e por isso a igreja andava em santidade (pois é o temor que gera santidade). 

- Uma igreja que é apenas grande não alegra o coração de Deus – O Senhor quer as multidões, mas espera que elas vivam em santidade. Para isso, é preciso que “cada um” seja ministrado no temor de Deus, aprenda a necessidade do arrependimento e de viver uma vida de verdade e integridade. O propósito terno de Deus é ter uma família, de muitos filhos, mas espera que cada um se torne semelhante a Jesus – Rm 8:29 e Hb 12:14.

3) UMA IGREJA DE EXCELÊNCIA É UMA IGREJA QUE CAUSA IMPACTO NA SOCIEDADE – vs. 47a – O testemunho da igreja não era algo confinado entre os convertidos. A Bíblia diz que eles foram “caindo na graça de todo o povo”, o que significa que eles conquistaram a simpatia da cidade. Mesmo os que não eram convertidos viam a igreja com bons olhos, porque ela estava cheia de amor, poder sobrenatural, alegria e solidariedade. A cidade de Jerusalém era melhor porque a igreja estava lá. 

- O principal fator para que a igreja seja bem aceita pela sociedade é o seu testemunho – Quando pregamos o evangelho e denunciamos o pecado, mas vivemos em mentiras, pecados, desonestidade, orgulho religioso, somos cobrados e condenados pelo mundo. Quando, porém, nossas obras (aquilo que fazemos e pode ser visto pelos homens) são boas, não há como ignorar a igreja – Mt 5:13-16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário