quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Deus nos conhece como Ninguém !

Deus nos conhece como Ninguém
Sl 139.01-24

Vers. 01 Senhor, tu me sondas e me conheces.

Vers. 02 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longeentendes o meu pensamento

Vers. 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe (sem forma, em fase embrionária), e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia

Vers. 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coraçãoprova-me econhece os meus pensamentos.

Vers. 24 E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Salmo de Davi)

Vers. 04 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.

Vers. 05 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.

Vers. 06 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.

Vers. 07 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.

Vers. 08 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face ?

Vers. 09 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.

Vers. 10 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

Vers. 11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.

Vers. 12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;

Vers. 13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.

Vers. 14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

Vers. 15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.

Vers. 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informee no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

Vers. 17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!

Vers. 18 Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.

Vers. 19 Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.

Vers. 20 Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão. 
Vers. 21 Não odeio eu, ó SENHOR, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti ?

Vers. 22 Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.

Vers. 23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.

Vers. 24 vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Sondar e Conhecer – Sondar é investigarter conhecimento nos minimos detalhes. Conhecer é estar devidamente informado.

Sl 139.01 Senhor, tu me sondas e me conheces.

Sondar e Conhecer – Sondar é investigar, ter conhecimento nos minimos detalhes. Conhecer é estar devidamente informadosobre algo.

Jr 17.10 Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações

Esquadrinhar – Quer dizer, Investigar, pesquisar, perscrutar, observar, estudar, analisar

Pv 21.02 Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações

Sl 103.14 Pois ele conhece a nossa estrutura ; lembra-se de que somos pó.

Mt 10.30 E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.

Jo 10.14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

Sl 139.02 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longeentendes o meu pensamento

ASSENTAR” NA BIBLIA :

Esta expressão do salmista Davi neste salmo 139, pode ser interpretada como :

Ø Desanimo
Ø Cansaço
Ø Fadiga
Ø Inquietação

Jo 04.06 E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonteEra isto quase à hora sexta.

Ø Jesus em sua natureza humana, se cansou, e assentou-se junto da fonte de Jacó

Ø A sua passagem por ali resultou na Salvação da mulher Samaritana e dos habitantes de Samaria

Ø Éra-lhe necessário passar por Samaria

Texto completo : Jo 04.01-30

Mc 10.46 Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.

Ø Desanimado da vida humilhante que vivia como um pedinte de esmolas

Ø Cansado pelo fato de não enxergar, ser um deficiente visual

Ø Fadigado pela discriminação que enfrentava no seu dia a dia

Ø Inquieto pela insegurança que esse quadro lhe proporcionava

Assim Bartimeu assentou-se à beira do caminho, muito provavelmente :

Ø Sem nenhuma companhia ilustre

Ø Sem ninguém para ouvir seus questionamentos

Ø Sem pessoas que lhes fossem solidárias

Texto completo : Mc 10.46-52

Gn 21.15-16 E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.

Vers. 16 E foi assentar-se em frenteafastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.

Ø Agar foi expulsa com o filho Ismael, da casa de Abraão

Ø Toda herança dela era um odre de água e alguns pães

Ø Mesmo sendo também filho da promessa de Deus, Ismael era um filho órfão de um pai vivo

Ø Lá se vão mãe e filhos errantes (sem saber aonde ir, sem qualquer direção definida no deserto de Berseba)

Ø Acabando a água, ela pôs Ismael debaixo da árvore, na sombra, seguro, e  assentou-se angustiada

Texto completo : Gn 21.14-19

 “LEVANTAR” NA BIBLIA :

Esta expressão do salmista Davi neste salmo 139, pode ser interpretada como :

Ø Ação
Ø Atitude
Ø Determinação
Ø 

At 03.06 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

Ø Um coxo que era colocado ali todos os dias, à porta do templo

Ø Cabisbaixo pedia esmolas (não podia olhar no rosto das pessoas que ele abordava)

Ø Talvez desejasse entrar no templo, mas o deixavam apenas na porta

O templo é um lugar tão especial e abençôado, que Davi desejou não apenas estar ali cultuando a Deus, mas, quis morar nele

Sl 27.03-05 Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.
Vers. 04 Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei : que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.

Vers. 05 Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderápor-me-ás sobre uma rocha.

Texto completo : At 03.01-08

DEUS NOS MANDA PARAR COM :

Ø O desanimo
Ø O cansaço
Ø A Fadiga
Ø A Inquietação

SINTOMAS DE QUEM ESTÁ ASSENTADO...

Mt 06.25, 31 e 34 Por isso vos digo : Não andeis cuidadosos (ansiosos) quanto à vossa vidapelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário ?

Vers. 31 Não andeis, pois, inquietosdizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos ?

Vers. 34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhãporque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Sl 46.10 Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deusserei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.

Pv 12.25 A ansiedade no coração deixa o homem abatidomas uma boa palavra o alegra.

DEUS QUER QUE NOS LEVANTEMOS :

Ø De todo desanimo
Ø De todo cansaço
Ø De toda fadiga
Ø De toda inquietação
Ø De todo medo
Ø De toda insegurança
Ø De toda falta de fé
Ø De toda incredulidade

Pv 24.16  Porque sete vezes cairá o justo, e se levantarámas os ímpios tropeçarão no mal.

Lc 15.18-19 Levantar-me-ei, e irei ter com meu paie dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;

Vers. 19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.

Jo 05.08 Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. (O paralitico do tanque de Betesda).

At 12.07 E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo : Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. (Pedro na Prisão).

Obs : Ilharga – Lado ou parte lateral do corpo.

DEUS NOS CONHECE COMO NINGUÉM !

Sl 139.02 Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento

Entender nosso pensamento é algo
pertinente só a Deus

Sl 139.05 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.

Ø Deus conhece até quando eu não falo nadae fico em silencio

Sl 139.08 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face ?

Vers. 09 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.

Vers. 10 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

Vers. 11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.

Vers. 12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;

Vers. 13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
Tudo de nós Deus Vê, sabe e conhece

Sl 34.15 Os olhos do SENHOR estão sobre os justose os seus ouvidos atentos ao seu clamor.

Pv 05.21 Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHORe ele pesa todas as suas veredas.

Pv 15.03 Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.

NÃO HÁ COMO SE ESCONDER DOS OLHOS DE DEUS

Jr 23.24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja ? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.

Sl 139.16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informee no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

Ø Deus viu meu corpo quando ele ainda nem tinha uma forma definida
Ø Deus já ali escrevia em seu livro sobre mim

Sl 139.24 vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Ø Davi quis saber de Deus se realmente estava andando no centro da sua vontade - vê se há em mim algum caminho mau

Ø deixou com o Senhor, a direção completa de sua vida - guia-me pelo caminho eterno

Nenhum comentário:

Postar um comentário