quinta-feira, 9 de abril de 2015

UM COMPROMISSO SÉRIO COM CRISTO.( Romanos 15. 15-21 )



15 A respeito de alguns assuntos, eu lhes escrevi com toda a franqueza, principalmente para fazê-los lembrar-se novamente deles, por causa da graça que Deus me deu,
16 de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.
17 Portanto, eu me glorio em Cristo Jesus, em meu serviço a Deus.
18 Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus,
19 pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo.
20 Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro.
21 Mas antes, como está escrito: “Hão de vê-lo aqueles que não tinham ouvido falar dele, e o entenderão aqueles que não o haviam escutado”.
INTRODUÇÃO
A Bíblia ensina que devemos ser imitadores de Cristo, e também daqueles que tem um compromisso serio, refletido por suas atitudes e frutos.
O Apóstolo Paulo é um destes modelos que devemos imitar. Ele mesmo disse: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. I Coríntios 11.1
I. O Modelo – vs. 15-16
Aqui, Paulo apresenta as qualificações do ministro/servo de Cristo:
  • Dever Sacerdotal.
  • Proclamador do Evangelho.
  • Para que os gentios sejam aceitos por Deus.
  • Pela obra santificadora do Espírito Santo.
II. A Dependência – vs. 18-19
  • Cristo fez, através de mim.
  • Pelo Poder do Espírito Santo.
III. A Visão - vs. 19b-20
Ser um pioneiro: Pregar onde Cristo ainda não foi pregado.
  • Povos não alcançados:
Fazei discípulos de todas as nações. - Mateus 28. 19
Ethne = Etnias, Grupos Étnicos
Povos não alcançados
Um povo é um grupo significativamente grande de indivíduos que entendem ter uma afinidade comum uns pelos outros. Eles compartilham a mesma linguagem, religião, etnia, localidade, ocupação, ou mesmo um combinado disto. Um povo tem um nome é apto para ocupar um local.
O termo Não Alcançado ou Não Evangelizado surgiu para definir um grupo de indivíduos no qual não há uma comunidade nativa de crentes (cristãos) capazes de evangeliza-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário