segunda-feira, 13 de julho de 2015

O filho da viúva de Naim Ninguém vai enterrar o que é seu (Hebreus 4-12)

A palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração e quando lemos este texto podemos contemplar a dimensão do poder de Deus. Segundo o texto  a palavra de Deus “é viva”, pois conforme aprendemos na voz do apóstolo João, Ele (Jesus) é o verbo que se fez carne, "eficaz" pois Deus não falha na sua justiça e Tiago nos ensinou que a “oração de um Justo é poderosa e eficaz (Tg. 5.16)”. A partir deste ponto Hebreus 4.12 nos permite mergulhar na autoridade de Deus para confrontar, edificar e transformar vidas fazendo separação entre bom e ruim, sagrado e profano, verdadeiro e mentiroso. Segundo o texto, a palavra de Deus é mais “afiada do que qualquer espada de dois gumes”. Esta espada de dois gumes representa a autoridade de Deus tanto no céu quanto na terra, também a autoridade que Ele possui diante do bem e do mal e o grande poder investido na sua eternidade por onde o Senhor está configurado como o Alfa e o Ômega. Os dois gumes apontam para o Antigo e o Novo testamento, demonstrado o poder inteiriço da obra escrita do Senhor, capaz de dividir as juntas que mantêm o homem de pé, e a medula que comanda todo o organismo. Definitivamente o Senhor tem poder e pode fazer grandes milagres na vida de todo aquele que crê na sua palavra e empunha com autoridade a sua espada.
Hoje vivemos em um tempo absolutamente mundano, onde todas as coisas fluem para o mal. Homens e mulheres estão sendo levados aos calabouços do pecado, deixando-se corromper por toda sorte de comportamentos contrários à palavra de Deus conforme lemos no capítulo primeiro de Romanos. Também emRomanos, capítulo lemos algo estarrecedor – “Não há nenhum justo, nenhum sequer; 11 não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus (...). O texto continua e se torna enfático através do versículo 23 dizendo – “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. Este é um grande problema dentro da estrutura espiritual idealizada por Deus para manter todas as coisas em conformidade. Nós fomos constituídos exatamente para glorificar o nome de Deus. Quando glorificamos o nome de Deus sustentamos o poder da sua glória e esta glória é retransmitida em forma de bênçãos sobre a nossa vida.
Há um esforço conjunto de todas as organi­zações satânicas para corromper o homem, roubar a sua santidade e comprometer a sua capacidade de glorificar a Deus, tornando-os verdadeiros órfãos de pai. Definitivamente o inimigo está tentando roubar o que já é seu por direito. Quantas pessoas estão sofrendo doenças irreconhecíveis. O homem não percebeu, mas nós estamos sendo contaminados “do menor para o maior”. Nós fomos comissionados a governar sobre todos os animais da terra, mas estamos morrendo de uma gripe transmitida por galinhas, a gripe H1N1. Da mesma forma, enquanto vacas são consideradas deusas, morremos por causa da “doença da vaca louca”, a febre aftosa. Será que o homem não percebe que estamos sendo contaminados também em espírito e que o diabo está enterrando a nossa santidade, o nosso amor por Deus e os nossos sonhos?
  O motivo desta pregação (deste estudo) é declarar um basta nas investidas do inimigo contra a sua vida. Ninguém mais vai enterrar o que é seu. Nós vamos, em conjunto, repreender o inimigo, seremos vencedores e tomaremos posse de grandes bênçãos sobre a nossa vida. Abra os seus olhos e os seus ouvidos espirituais, esteja atento e receba do Senhor o que Ele tem para lhe entregar.vejamos Lucas 7-11-15. Logo depois, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, e com ele iam os seus discípulos e uma grande multidão. 12 Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho de uma única viúva; e uma grande multidão da cidade estava com ela. 13 Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: ‘Não chore’. 14 Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que carregavam pararam. Jesus disse: ‘Jovem, eu digo, levante-se! 15 O jovem (do grego – O morto) sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua Mãe.
      
       Este texto começa com um curioso “logo depois”. Este “logo depois” está ligado aos fatos acontecidos a partir de Lucascapítulo 4. O Messias foi conduzido ao deserto, foi tentado pelo diabo, porém após os 40 dias de tentação saiu vencedor. O inimigo nada pôde dizer a respeito de Jesus. Um fato interessante acontece aqui e vai nos ajudar a compreender a história desta viúva da cidade de Naim. Quando Jesus foi levado ao deserto a palavra de Deus nos informa que “Ele foi levado pelo Espírito ao deserto”, porém no capítulo 14 de Lucas 4, a palavra de Deus diz um pouco diferente: “Jesus voltou para a Galiléia no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou a sua fama”. Isto mostra que depois de voltar do deserto, o próprio Deus voltou “no poder do Espírito”. A partir deste momento o Senhor começou a operar milagres em Nazaré, cidade galiléia, onde foi rejeitado e agredido por culpa da incompreensão das autoridades religiosas. Foi neste momento quando Ele disse no versículo 24 de Lucas 4 – Digo-lhes a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra.25 Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel, no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra. 26 Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Serepta, na região de Sidom. 27 Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia nenhum deles foi purificado – somente Naamã o Sírio.
       Jesus não estava falando sobre reconhecimento pessoal e sim espiritual. Havia na sinagoga de Nazaré um grupo de rabinos entrincheirados em suas posições de destaque, reconhecidos pela sua “autoridade”  humana, mas nada além disso. Não se via através deles nenhum tipo de cura ou milagre. Há uma tendência por parte da maioria de rejeitar o desconhecido, ou se proteger quanto a ele. Esta atitude se acentua quando implica em reconhecer uma autoridade da qual não se tem conhecimento e ainda por cima ameaça uma outra já constituída. Jesus não estava ali para contestar ou retirar a autoridade dos homens, e sim para fazer ser reconhecida a autoridade do seu Pai e comprovamos isto no fato dEle entrar na sinagogas e respeitar os homens constituídos em cada uma delas. 
     Para fazê-los compreender a autoridade de seu Pai só havia uma forma; realizar feitos impossíveis, até então, para seres mortais. Todo milagre realizado por Jesus tem uma mensagem implícita muito maior do que o próprio milagre. De fato a mensagem gerada em torno do milagre era muito mais importante do que o próprio milagre. O milagre na vida desta viúva é mais uma mensagem sem palavras, implícita para os não espirituais, e explícita para os espirituais, realizada por intermédio de um feito de Jesus.
Ao ser expulso da sinagoga em Nazaré em virtude do seu ministério profético e não apenas litúrgico, o Messias passa a comunicar a sua mensagem por intermédio de atos proféticos em forma de mila­gres, deixando-nos algumas advertências e muitas promessas em suas entrelinhas. Ao sair da cidade de Nazaré, Jesus vai para Cafarnaum e naquele lugar Ele expulsa um espírito imundo dentro de uma sinagoga. Qual a mensagem? O fato de estar na igreja (sinagoga) não quer dizer muita coisa se não prestamos atenção, seguimos o que ouvimos e nos permitimos aprender.

Se você deseja impedir o inimigo de enterrar o que é seu, preste atenção em tudo o que você ouve na igreja, estude com afinco, guarde os textos, anote as passagens. Deus vai lhe dar autoridade profética a partir da sua vontade profética.

       “Logo depois...” Jesus sai da sinagoga, e vai até a casa de Simão, onde se encontra com a sua Sogra, que se encontrava com uma febre muito alta. O versículo 39 deLucas, capítulo 4 diz – “Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los”. Qual a mensagem? Como sabemos a mulher representa a igreja, (naquela época a sinagoga). Jesus vai à casa de Simão e encontra sua sogra, uma velha mulher doente com febre, em outra palavras Jesus se encontra com a velha igreja, aquecida pela febre de poder que os envolvia e não pelo poder de Deus. Neste momento Jesus se “inclina por sobre a mulher e repreende a febre”. Qual a mensagem? “Enquanto Jesus não estiver cobrindo a Igreja esta febre não vai passar”. A bíblia diz que ela se levantou imediatamente e passou a servi-los. Qual a mensagem? Depois que Deus cobrir a igreja ela vai servi-lo sem nenhum tipo de questionamento de forma incondicional.

Se você é daqueles que deseja servir a Deus sem febre de poder, coberto por Jesus e sem questionamentos. Glorifique o nome do Senhor Jesus porque Ele está neste lugar!

       “Logo depois”, Jesus cura um leproso. Veja! Entre muitos leprosos Ele cura apenas um e conforme nos diz o texto a mensagem desta cura não foi para o povo e sim para os sacerdotes. Veja o versículo 14 de Lucas 5 – “...Não conte isto a ninguém; mas vá mostrar-se ao sacerdote...”. Novamente Jesus está mandando uma mensagem particular implícita através de um milagre. Aquele leproso representava os rabinos e a sua ideologia humanista em torno da religião. O humano é doente, e só Deus é capaz de corrigir esta doença. Jesus continuou com suas mensagens até chegar a uma pequena cidade, de fato um povoado, onde se encontrava quem? Uma viúva! E é a partir de agora que o Senhor envia a maior de todas a mensagens implícitas neste conjunto de milagres: NINGUÉM VAI ENTERRAR O QUE É SEU!


Nenhum comentário:

Postar um comentário