sexta-feira, 27 de novembro de 2015

AS EXPRESSÕES DA ALMA

As expressões da Alma

CORPO, ALMA E ESPÍRITO – ESTUDO 2
As expressões da alma.
1ª Tessalonicenses 5:23
O corpo separado do espírito estava morto, mas com o espírito, o homem recebeu a vida. O homem foi assim vivificado, tornando alma vivente.
O homem se tornou em uma alma vivente, fato de que a combinação de espírito e corpo produziu a alma e que o espírito e o corpo foram totalmente fundidos nesta alma. Em outras palavras, a alma e o corpo se combinaram com o espírito, e o espírito e o corpo se fundiram na alma.
Adão, antes da queda, não sabia nada desta incessante luta do espírito e da carne, que é algo cotidiano para nós. Havia uma perfeita mistura de suas três partes em uma, e a alma, como meio unificador, converteu-se na causa de sua individualidade, de sua existência como ser distinto.
A alma, ao estar entre eles, une-os e também toma o caráter de ambos. A alma torna possível que o espírito e o corpo se comuniquem e colaborem. O trabalho da alma é manter espírito e corpo em seu lugar adequado, para que não percam sua correta relação, que o corpo possa estar sujeito ao espírito e o espírito possa governar o corpo por meio da alma.
A alma se encontra entre estes dois mundos, espírito e corpo, embora pertença a ambos. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito, e ao mundo material através do corpo. Também possui o poder da livre vontade e por isso pode escolher entre suas influências ambientais.
Na Bíblia Deus frequentemente se refere aos homens como almas. Por quê? Porque o que o homem é depende de como é sua alma. Sua alma o representa e expressa sua individualidade. É o órgão da livre vontade do homem, o órgão no qual o espírito e o corpo estão totalmente fundidos. Se a alma do homem quer obedecer a Deus, permitirá que o espírito governe o homem conforme o ordenado por Deus. A alma pode também decidir reprimir o espírito e tomar algum prazer como senhor do homem.
O espírito pode submeter o corpo através da alma para que obedeça a Deus. Da mesma maneira o corpo, mediante a alma, pode atrair o espírito a amar ao mundo. Assim, a alma se encontra entre o espírito e o corpo, mantendo-os unidos.
Qual tem sido a expressão da tua alma?
1. Expressão do homem natural – 1ª Coríntios 2:14. "Ora, ohomem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente".
Quando contemplamos a criação logo discernimos que é bom e intuitivamente sabemos que tem que ter um criador, havendo assim uma necessidade de adorá-lo. O homem natural não pode dirigir adoração a Deus porque não foi vivificado o seu espírito. Antes da regeneração o espírito está separado da vida de Deus. É no espírito onde Deus nos regenera, vivificados para sermos instrumentos do Espírito Santo que nos ensina e nos guia a seu repouso.
 Antes do novo nascimento em Cristo, seu espírito fica tão submerso e envolto por sua alma que lhe é impossível distinguir se algo sai da alma ou do espírito. As funções do espírito e da alma se misturaram. Além disso, o espírito perdeu sua função original — sua relação com Deus — porque está morto para Deus.
“E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”. Efésios 2:1-3. 
A vida do descrente nos indica que o espírito e a alma possuem obras muito parecidas. O espírito humano é influenciado pela alma de maneira que ela o controla.
Homem natural é aquele que nasce no pecado, é aquele que nunca ouviu do Senhor Jesus, é aquele que já ouviu do Senhor Jesus e O rejeitou. São os que nunca entregaram sua alma ao Senhor Jesus Cristo e nunca O aceitaram e nunca O receberam como Salvador. Esses são chamados de filhos da desobediência, ímpios, bastardos, criaturas de Deus e não filhos. Tem o caráter natural, não são salvos e procuram ser livres para viver a vida sem um compromisso com Deus. Não se comprometem com Deus e se  fazem voto, é apenas para pagar a Deus por alguma coisa. É como pagar para não ficar devendo nada, para não receber cobrança depois. Definitivamente não querem andar segundo as ordens de Deus. A expressão da sua alma é natural, permanece escravo do pecado herdado.
O homem natural pode mudar sua situação aceitando o Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal de sua alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário