domingo, 10 de julho de 2016

CUIDADO COM “PASTORES” QUE MANIPULAM E ABUSAM ESPIRITUALMENTE O SEU REBANHO

CUIDADO COM “PASTORES” QUE MANIPULAM E ABUSAM ESPIRITUALMENTE O SEU REBANHO

Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. 3 Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. (1 Pedro 5:2-3)

O abuso espiritual pode ser detectado na igreja, já que se manifesta de muitas maneiras.

Por exemplo, quando um pastor diz à sua congregação que aqueles que desobedecem a sua autoridade ou decidem deixar a sua igreja estão em perigo da ira de Deus, podemos ter certeza de que este homem está operando em um espírito de controle. Ele está tentando semear o medo como um meio carnal de manter as pessoas em sua igreja para que ele possa manipulá-las para seu ganho.

“Se você deixar essa igreja”, ele pode dizer, “a bênção de Deus será tirada de sua vida, porque você está desobedecendo a vontade de Deus. Você estará em rebelião, e você vai abrir as portas para todo tipo de calamidade. O diabo terá a liberdade para te atacar porque você se afastou de proteção de Deus”, esta “proteção” que vem desta única verdadeira igreja aonde ele é pastor.

O medo é a motivação estão por trás de tais ameaças, e não o amor. Podemos ter certeza de que este tipo de raciocínio não é de Deus. Medo e culpa falsa são formas de manipulação, que é pecado. Em vez de motivar as pessoas através do amor, servindo o corpo de Cristo e alcançando os perdidos, um ministro espiritualmente abusivo vai tentar motivar através de intimidação e manipulação.

Lembre-se: “No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo.” (1 João 4:18)

Governando as pessoas com medo, líderes controladores obram de tal maneira, que as pessoas aceitam as suas mentiras e as seguem cegamente. Jesus disse: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês.” (Mateus 23:15)

Nós também vemos isto acontecendo em relação aos profetas e sacerdotes no livro de Jeremias.

Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: 31 os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; e que fareis no fim disso? (Jeremias 5:30-31)

Nestes versos os líderes controladores estão focados na sua própria agenda, e as pessoas estão sendo persuadidas e desviadas dos mandamentos de Deus.

Infelizmente ao redor do mundo, muitos fiéis feridos lutam para ganhar o favor e aprovação dos fariseus modernos, dos falsos profetas e sacerdotes; e pensam que fazendo isto, estão ganhando o favor de Deus.

Lembrem-se que: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” (Gálatas 5:1)

O plano e o propósito de falsos mestres e manipuladores abusivos é sempre de escravizar as vítimas, para aprisioná-las para seu próprio ganho egocêntrico e egoísta.

A verdade é que, se você está em Cristo, você já tem o favor de Deus! E nenhuma quantidade de trabalho feito para um pastor abusivo vai te dar mais aceitação do que você já tem. O que você precisa fazer, é correr o mais rápido possível, e sair dessa situação abusiva e controladora e encontrar um grupo de verdadeiros crentes que amam estudar a Palavra e querem adorar o Senhor em espírito e em verdade.

Jesus reconheceu a carga que estava sendo colocada nos crentes sinceros em seu tempo, que somente queriam fazer o que era certo. Ele os viu como ovelhas sem pastor, aflitas e desamparadas, e Ele teve compaixão delas. (Mateus 9:36)

Um líder manipulador irá desencorajar membros de visitar outras igrejas ou receber conselhos de pessoas que não assistem a sua igreja. Se alguém quebra essa regra, ele ou ela é visto como rebelde.

Muitos líderes manipuladores também são muito racistas. No entanto, quando Cristo retornará para Sua igreja, pessoas de todas as nações serão reunidas ao Senhor. Aqueles que se tornaram irmãos e irmãs aqui na terra através do sangue de Jesus vão ter esta fraternidade duradoura por toda a eternidade.

Um líder espiritual verdadeiro fornecerá conselhos divinos por motivos altruístas. Ele ou ela vai querer a vontade de Deus para sua vida. Se isso significa que você foi chamado para ministrar em outras partes, eles se alegrão que você está sendo enviado por Deus para ser uma bênção em outro lugar.

A tarefa do pastor não é de manipular os seus ouvintes. No entanto o líder manipulador utiliza diferentes técnicas no púlpito como o drama, o falar alto e rápido, ele tem sacudidelas emocionais, e pula e dança no palco e faz tudo que ele pode para criar um cenário emocionante. Além disso eles usam a música de fundo, o comando de levantamento das mãos e de bater palmas, e todos os tipos de emocionalismo e pressão para te pressionar ao seu modo de agir e pensar. Isso não é pregar a Palavra, isto é mais como um show secular de Hollywood.

Os membros de uma igreja tem o direito e a responsabilidade de ver que os líderes religiosos se comportam de uma maneira que honre a dignidade e a santidade de Deus. Por favor lembrem-se que: “tudo deve ser feito com decência e ordem.” (1 Coríntios 14:40)

Jesus disse: “Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.” (Mateus 12:36)

A decisão de ceder, se render e depois agir, é entre o ouvinte e Deus, e não entre o ouvinte e o pregador. É a obra do Espírito Santo. Pregar é proclamar a verdade salvadora e santificante, e a verdade fortalecedora da Escritura, o resto é feito por parte do Espírito Santo.

Portanto, uma relação pastoral saudável deve produzir a paz na vida do crente. Se a mensagem e o conselho que você recebe não está te dando paz e descanso em sua alma, é provavelmente porque não vem do Senhor.

Temos que ser muito cuidadosos e discernente quando procuramos a orientação de uma pessoa de pretensa “espiritual”, caso contrário, podemos nos estar submetendo à práticas de manipulação de um líder espiritual abusivo.

Precisamos pedir a Deus para nos dar um espírito de discernimento por meio de Seu Espírito Santo para que possamos detectar e evitar a manipulação espiritual de controle em nossa vida.

Jesus disse: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.“ (João 8:31-32)

Portanto: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. 4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (Filipenses 2:3-4)

Como é que você sabe quando você está na presença de um homem ou uma mulher segundo o coração de Deus? Jesus sempre será o centro da atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário