domingo, 25 de setembro de 2016

NÃO OLHE PARA TRÁS

Não olhe para Trás – 

10082010
 Em Gênesis 19.17 Deus disse a Ló: “Escapa-te por tua vida, não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças”.
 Creio que muitos cristãos conhecem a história de Ló e a destruição de Sodoma e Gomorra nas aulas da EBDs, pregações e escolinhas infantis, mas, será que todos entendem o que realmente quis dizer a frase “Não olhe para trás”? Neste texto entenderemos o que Deus disse a Ló e as consequências de olhar para trás.
 Primeiro vamos a um refresco da memória e analisar o contexto que narra o evento de Gênesis 19.17.
Deus havia anunciado a Abraão que destruiria Sodoma e Gomorra pois seus pecados haviam se agravado muito(Gn18.20), Abraão se preocupou com seu sobrinho Ló e intercedeu por ele e sua família (Gn18.22-32) e Deus respondeu o seu clamor, não do jeito que Abraão queria, então Deus salvo os justos os tirando da cidade e destruiu os ímpios. Então Deus enviou dois anjos até e Ló os viu e convidou-lhes a passar a noite em sua casa mas, os anjos recusaram (Gn19.2), então Ló discutiu muito com eles até que finalmente entraram em sua casa. Os varões da cidade vieram até a casa de Ló para os conhecerem (abusar sexualmente deles), Ló saiu de casa para tentar apaziguar os varões e chegou a oferecer suas duas filhas para que os varões deixassem os convidados de Ló em paz. Quando eles recusaram e se levantaram contra Ló os anjos fizeram Ló entrar e cegaram todos os varões do lado de fora. Os anjos avisam que Sodoma e Gomorra seriam destruídas e mandaram ele avisar a sua família e seus genros para sair da cidade, que acharam que estava brincando e não foram com ele. Amanhecendo os anjos apressaram Ló para que ele, sua mulher e suas filhas saíssem pois a destruição da cidade se aproximava e chegamos ao ponto que queremos.
 Mas o que quer dizer não olhe para trás? Quando olhamos para trás vemos tudo aquilo que deixamos para trás (obvio né) mas, o que nós deixamos para trás? Quando aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador nos arrependermos de todos os nosso pecados e nossa vida como estava. Se depois, quando já estamos caminhando com Jesus, se olharmos para trás veremos o que? Nossas vidas de antes as vezes regadas se drogas, prostituições, rebeldias, falta de amor e muitas outras iniquidades.
 
Olhar para trás traz algumas complicações; a mulher de Ló sofreu por olhar para trás (Gn19.26) quando olhou se transformou em uma estátua de sal. O coração dela ainda estava preso aos prazeres de Sodoma, pois aqueles cujo coração está dominado pelo mundo não escapará da ira de Deus. Jesus diz em Mateus 7.21-23 que muitos que supostamente caminham com ele mas, ao virar seus olhos para o mundo também, irá ser condenado.
 Mas como fazer isso enquanto estamos no mundo? O cristão verdadeiro não tem comunhão espiritual com aqueles que vivem ao sistema iníquo do mundo, deve reprovar abertamente o pecado deles, deve ser sal e luz do mundo para eles, devemos amá-los e devemos procurar ganhá-los para Cristo.
 O Espírito Santo atráves de Paulo escreveu em Romanos 8.13: “porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificares as obras do corpo, vivereis”. O fato de nós não colocarmos um fim nas ações pecaminosas resulta em uma morte espiritual. A vida de Deus que recebemos ao nascer de novo pode ser apagada da alma se nos recusarmos a nos mortificar-mos, pelo poder do Espírito Santo, os atos pecaminosos do corpo.
 Para sermos fortes as hostes malignas devemos nos fortalecer da palavra de Deus e tornar um hábito a leitura da Bíblia. Sermos bereanos (At 17.11) nos ajudará a caminhada com Cristo.
                                                              
Se não olharmos para trás, morrermos para o mundo, temos como nossa meta principal a vida reta com Jesus e combatermos o mundo, teremos um final… bom creio que todos conhecemos o final dessa história.
Apocalipse 21.7
“ Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.”
Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário