sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A VISÃO DE ISAIAS


UMA VISÃO QUE MUDOU A VISÃO HUMANA
ISAÍAS 6:1-8
Isaías, filho de Amóz, profetizou em 735 a. C. no reinado dos reis Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis estes de Judá.Os Assírios estavam em conflito militar com Israel e Judá, o povo estava passando por um período probatório, um período de declínio espiritual, chegando em alguns momentos a apostatarem da fé. Nós também passamos por momentos difíceis em nossa vida, estados "propabatórios" e o segredo não está em tentar evitar essa fase e sim em como enfrentar e passar por ela. Neste capítulo de Isaías 6, nós observamos que ele passa no mínimo por três fases, que iremos chamar de três dimessões da visão de Isaías.

• A VISÃO DO TRONO- Foi preciso o rei Uzias morrer, para Isaías Ter um encontro com o “REIS dos REIS”, após 52 anos de reinado, ele morreu. Isaías agora depara-se com Um REI IMORTAL.(o que precisa morrer em nó para o REI MOSTRAR SUA GLÓRIA. Eles desejaram ver a gloria de Deus:

• O POVO DE ISRAEL – Exodo 19:10,20 – 20:18-19.

• MOISÉS – Exodo 33:18-22
O fato de Deus estar assentado sobre o trono, demonstra que o Senhor dos Exércitos está no controle de toda história da humanidade – Salmos 115:3- Isaías 40:22.

• A VISÃO DA ADORAÇÃO – Enquanto na terra a visão era de caos e pecados:1º) Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás. 2º) A vossa terra está assolada, as vossas cidades estão abrasadas pelo fogo. 3) os sábados, e Cultos ; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.4) Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos.5)toda cabeça está doente e todo o coração enfermo...6) homens e mulheres negligenciavam suas famílias em busca do prazer carnal .7) muitos dos sacerdotes e profetas tornaram-¬se bêbados e interesseiros. Mesmo nesta situação caótica, Deus não deixou de ser adorado pelos serafins, ele não estava desesperado com a situação da terra, apesar de não estar alheio aos acontecimentos. Deus Não está agitado, correndo de um lado para o outro, nem aflito; Mas está tranquilo no controle Jó 42:2 de tudo, e continua sendo o mesmo Deus glorioso e tremendo em seus grandes feitos! Deus procura adoradores incondicionais como Habacuque 3:17.18. Jó 1:20,22. Quando a tempestade entrou no barco não assustou Jesus, porque ela não conseguiu entra no coração dele. Dois tipos de crentes na adoração:

• EXPECTADOR – Só vem aos cultos quando quer, só chega atrasado, ou sai cedo, gosta de elogios, quer pregar ou cantar sempre, vive murmurando de tudo, não ora, não estuda Bíblia, só fica quando o culto lhe agrada, vem namorar, não gosta de ouvir as mensagens, vem a igreja por costumes, conversa o culto todo.


• ADORADOR EM ESPIRITO – Sente prazer em ir casa do senhor, é sempre pontual, é de oração e leitura bíblica, quando recebe elogios, repassa a Deus, fica atento aos louvores e mensagens, vai a igreja por gratidão, está sempre de prontidão para servir. Portanto, não devemos ser cristãos de temporada, que são guiados por vista, por circunstâncias,movidos pelos “embalos de Domingo a noite, festas,encontros”. Nossa fé em Deus não pode estar baseada em nossos sentimentos e nem nas circunstâncias ao nosso redor, por serem relativos e inconstantes.


• A VISÃO DA DEPENDÊNCIA – Enquanto estava na terra, Isaías denunciava os erros alheios, sempre dizendo “Aí deles”, Agora diante do Rei dos Reis, ele contempla sua fragilidade, seu erros. “Aí de Mim”, Em 2ª Corintios 12:7-10, Paulo se depara com este mesmo sentimento de dependência da Graça de Deus. Jó também ao contemplar seu Rei, declarou que falava do que não entendia: Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” (Jó 42.1-6). A visão que Isaias tem ao contemplar a Santidade de Deus, é de reconhecimento de suas limitações e de confissão de seus erros –Provérbios 28:13. A santidade e a luz da glória de Deus revelam a perversidade do seu coração.Assim diz o Senhor: “Porque, pois, se queixa o homem vivente? Queixe¬-se cada um dos seus próprios pecados.” Façamos como Jeremias e Isaías: “Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemos-¬los, e voltemos para o Senhor” (Lm 3.39-¬40)

*A VISÃO DA BENÇÃO- Ao confessar seus pecados o senhor, envia um Serafim com uma Tenaz com um brasa tirada do Altar, que visão gloriosa do sacrifício de Jesus por nós na cruz- Isaías 53:4,5. Pelo seu sangue somos purificados, 1ª João 1:7,9 pela sua palavras somos limpos -João 15:3. Em Cristo, fomos santificados, justificados e salvos. Deus tem prazer que sejamos santos- "Sede santos porque eu sou santo" (1 Pedro 1:16) . Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hb. 12:14
*A VISÃO DA MISSÃO – Não é apenas opção, mas obrigação do adorador, cumprir o ide de Jesus, até porque seremos cobrados, senão formos: A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão.Mas, se advertires o ímpio do
seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma.Ez.33:7-9. Paulo falou desta obrigação- Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! 1ª Corintios 9:16. Ao ser tocado pelo Serafim, Naceu no coração de Isaias a chama do avivamento evangelístico, que só existe no coração do adorador avivado... Precisamos ter cuidado com a mentalidade utilitarista e egoísta que visa apenas ao interesse pessoal;que usa e depois joga fora como se algo descartável fosse. Infelizmente, tal atitude tem tomado conta da nossa sociedade, a ponto de adentrar nas igrejas. A igreja não é supermercado, onde os cristãos seriam os fregueses. Hoje, muitos trocam de igreja com a mesma facilidade com que trocam de supermercado. Estão sempre em busca de melhores ofertas. Se sentem como fregueses, como clientes e não como servos. Não estão dispostos a servir para suprir as necessidades da igreja local,não se sentem responsáveis. São melindrosos, imaturos, bebês que precisam ainda de mamadeira.E a igreja também não é um navio, onde os cristãos seriam os turistas. Mas se a igreja fosse um navio os cristãos seriam a tripulação e não meros passageiros. Longe de nós tal mentalidade sanguessuga e parasita, que nada tem a ver com seguir os passos de Cristo, que veio para servir e não para ser servido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário