sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Deuteronômio 5, 4 - 22. O que Deus espera de nós?

Deuteronômio 5, 4 - 22

4. Cara a cara o Senhor falou conosco no monte, do meio do fogo
5. (Naquele tempo eu estava em pé entre o Senhor e vós, para que vos notificar a palavra do Senhor: porque temeste o fogo, e não subiste ao monte) dizendo:
6. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão:
7. Não terás outros deuses diante de mim;
8. Não faras para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo da terra, nem nas águas debaixo da terra:
9. Não te encurvarás a elas, nem as servirás:porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem,
10. E faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.
11. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão: porque o Senhor não terá por inocente o que tomar seu nome em vão:
12. Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus.
13. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
14. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus: não farás nenhuma obra nele, nem tu, nem teu filho,nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento,nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas: para que o teu servo e a tua serva descansem como tu:
15. Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido: pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasse o dia de sábado.
16. Honra teu pai e tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor teu Deus.
17. Não mataras.
18. Não Adulterarás.
19. E não furtarás.
20. E não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
21. E não cobiçaras a mulher do teu próximo: e não desejaras a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem cousa alguma do teu próximo.
22. Estas palavras falou o Senhor  toda a vossa congregação no monte,do meio do fogo, da nuvem e da escuridade, com grande voz, e nada acrescentou: e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim as deu

Nenhum comentário:

Postar um comentário