quarta-feira, 16 de setembro de 2015

QUAL A EXPLICAÇÃO PARA AS DEZ PRAGAS DO EGITO

Quem nunca ouviu falar das “Dez Pragas do Egito” que são descritas no livro Êxodo na Bíblia? O assunto já serviu de tema para filmes, contos, músicas e dezenas de obras de arte. Contudo, poderia haver alguma explicação de fundo científico ou algum acontecimento ocorrido na Antiguidade que pudesse ter dado origem a estas maldições relatadas pela Bíblia?
Entre os terríveis dez infortúnios previstos para a humanidade estão: águas em sangue, rãs, piolhos, moscas, doenças nos animais, sarna que rebentava em úlceras, saraiva com fogo, gafanhotos, trevas e morte dos primogênitos. Lançada há, aproximadamente, 3 mil anos, essa maldição teria sido motivada pelo fato de o Faraó do Egito se negar a libertar o povo hebreu da escravidão. Alguns pesquisadores especulam que alguns desastres naturais, mudanças climáticas e também a ocorrência de pragas no Egito teriam servido de base para o texto bíblico. Veja abaixo alguns deles:
Águas de sangue
Diz a Bíblia que toda e qualquer água do Egito foi transformada em sangue e os rios foram contaminados, o que resultou na morte de todos os peixes. Pesquisadores acreditam que, final do reinado de Ramsés II, houve uma mudança de clima e ocorrência de seca. As altas temperaturas e a escassez de chuva podem ter alterado as características do Nilo e a proliferação de uma alga (Oscillatoria rubescens) que, em águas quentes e pouco movimentadas, torna-se de cor avermelhada. 

Sapos, insetos e doenças 

De acordo com a Bíblia, o Egito foi assolado por pragas, insetos e os animais atacados por doenças. De acordo com hipóteses de pesquisadores, a alga O. rubescens teria dado origem à segunda (rãs), terceira (piolhos) e quarta pragas (moscas). Sua proliferação teria afetado o ciclo reprodutivo dos girinos, que teriam se intoxicado. Assim, moscas e piolhos e demais pragas começaram a se proliferar descontroladamente, sem seus predadores naturais. Desta maneira, também ocorreram a morte de animais e a disseminação da sarna. Dando sequência ao terrível ciclo, os humanos também  teriam sido infectados pelos animais doentes. 

Granizo, gafanhotos e trevas 

Na época das pragas, também teria ocorrido a erupção do vulcão Thera, que resultou na emissão de bilhões de toneladas de cinzas na atmosfera. Isso teria desencadeado terríveis tempestades de granizo e mudanças climáticas, o que teria favorecido o aparecimento de gafanhotos. 
As trevas podem ser explicadas por conta das cinzas na atmosfera que poderiam ter bloqueada a luz solar, o que teria dado origem aos três dias de escuridão. 

Morte dos primogênitos 

De acordo com o relato bíblico, nesta última praga do Egito, todos os primogênitos teriam morrido em apenas uma noite. Esta tragédia pode estar ligada à erupção do vulcão. Os abalos sísmicos teriam liberados gases tóxicos, que matou as pessoas que estivessem dormindo mais próximos ao nível do solo, ou seja, onde ficaram os primogênitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário