sábado, 21 de maio de 2016

As sete colunas da sabedoria

Provérbios 9:1 “A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas.”
Quais são as colunas que edificam a construção da nossa casa? É o assunto de que vamos tratar hoje.
Vamos orar ao Senhor.
Jesus amado e bendito, a Igreja vive um clima de satisfação, de felicidade, de bem-estar, de alegria porque não existe nem poderia existir coisa que possa trazer mais felicidade a um ser humano do que ter a certeza da sua salvação, do que ser um Espírito com Jesus, ter passado da morte para a vida, e ter um chamado para crescer na Graça e no conhecimento de Deus. Senhor, revela-nos como se constrói uma casa, uma vida com colunas de sabedoria. Assim, Pai, inclinamo-nos perante a Tua Palavra e dizemos: sê bem vindo, Espírito Santo! Fala-nos, em Nome de Jesus! E todo o povo de Deus diga: amém, amém e amém.
Hoje, vamos falar, especificamente, sobre uma casa construída com sabedoria. Para quem não ouviu a mensagem de quarta-feira, eu encorajo a que adquira a k7, cd ou vídeo da mensagem, quando falamos sobre as sete coisas que Deus não pode fazer. Lembro apenas que a grandeza de Deus é medida pelas coisas que Deus não pode fazer. Mostrei que Deus não pode deixar de solucionar os problemas daqueles que são Seus filhos, não pode nos deixar, abandonar-nos, deixar-nos envergonhados, não pode dividir a Sua Glória, quebrar as alianças, não pode mudar e não pode lembrar-Se dos nossos pecados.
A mensagem de sabedoria de Salomão, que vamos tratar é: Uma casa construída com sete colunas de sabedoria. Então, a primeira coisa que precisamos saber é que existem palavras muito semelhantes na Bíblia: Sabedoria e conhecimento são semelhantes, mas não são a mesma coisa.
Conhecimento é quando tu sabes de um fato. Mas, a sabedoria é quanto tu sabes o que fazer com os fatos da vida, quando tu sabes lidar com as situações, quando tu sabes enfrentar, espiritualmente, as adversidades, isso se chama sabedoria. Quando tu sabes lidar com qualquer situação, em linha com a Palavra, tu estás sendo uma pessoa sábia.
Portanto, é muito interessante que saibamos distinguir o que é conhecimento e o que é sabedoria. Quando sabemos de alguma coisa, conhecemos essa alguma coisa, mas, quando sabemos lidar com os fatos, com as circunstâncias, com as adversidades, temos sabedoria.
O conhecimento me faz lembrar daquela ilustração de um velho pregador que disse que andavam dois cowboys, nos Estados Unidos, no meio do deserto. De repente, eles viram um índio colocando o seu ouvido na terra. Um dos cowboysdisse que era interessante como os índios conseguem, quando colocam o seu ouvido na terra, perceber coisas tremendas, distâncias, se vai haver chuva, se vai haver sol. Eles pararam junto ao índio e perguntaram o que ele estava ouvindo com o ouvido encostado ao chão. E o índio disse que estava ouvindo o barulho de uma carruagem que já devia estar há dez quilômetros daquele lugar. Disse que ela é puxada por um cavalo preto e um branco, quem dirige é um homem vestido de preto, dentro está uma mulher usando roupa vermelha, um bebê nos braços e um homem idoso. Ocowboy ficou muito impressionado. Ficou se perguntando como era possível um índio saber tantas coisas. E perguntou ao índio como ele sabia de tudo isso. E o índio respondeu que a carruagem já havia passado por ele, ali, há quinze minutos. Ele tinha conhecimento!
Bem, se tu fumares, sabes que o próprio Ministério da Saúde informa que fumar faz mal à saúde e provoca câncer. Se alguém fumar e morrer, essa pessoa teve conhecimento, já sabia do fato. Isso é conhecimento. Sempre que alguém fuma, é candidato à morte. Todo mundo sabe disso. E qual é a sabedoria no meio de tudo isso? É pegar o cigarro, jogar fora e nunca mais fumar. Eu sei e tenho conhecimento de que cigarro mata. Se eu pego um cigarro e jogo fora, sou uma pessoa sábia. Portanto, quem fuma está em desobediência, está violando as leis de Deus, a Palavra, logo, se tiver um câncer no pulmão, Deus não tem obrigação de curá-la. Isso é o conhecimento.
E a sabedoria? É tu saberes lidar com os fatos, com o inesperado, com as situações. Isso vale, também, para viver em família. Viver em família exige sabedoria, exige uma postura sábia. É preciso que o marido saiba lidar com a esposa, tenha conhecimento bíblico e aplique o conhecimento na prática, no dia a dia da relação.
Um casal só é feliz quando os dois vivem com sabedoria. Isso me faz lembrar daquela historinha de um filho que perguntou ao pai quanto custava viver casado. E o pai disse que não sabia porque estava casado há vinte anos e ainda estava pagando o preço.
Salomão diz em Provérbios 3:13-16 “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra.”
Toda pessoa sábia tem mais tempo de vida; riquezas e honra chegam a sua vida.
Diz Provérbios 3:17-18 “Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz. É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm.” Portanto, meu amado, se a felicidade é reter a sabedoria, o ensinamento de Deus para a prática da vida, então, vamos voltar ao que disse o sábio em Provérbios 9:1 “A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas.” A sabedoria edificou a tua vida.
Todos nós estamos construindo uma casa chamada vida! Tu deves viver na casa que constróis. As sete colunas de que o sábio Salomão fala, e sabemos que o número sete, na Bíblia, é o número da perfeição, mostra como se constrói uma casa, uma vida feliz, com longevidade, com honra, com riquezas, com prazer.
Muitas casas caem porque foram construídas erradamente, ou foram usados materiais errados. Vamos aprender como se constrói uma casa, uma vida bem construída para que haja prosperidade, saúde, riquezas, honra, longevidade e felicidade.
Gostaria de ter ouvido esta mensagem há quase trinta anos, porque, talvez, fosse uma pessoa ainda mais feliz por ter conhecido essa verdade. Mas, o dia de hoje nos serve para ilustração.
Vamos então mostrar que Jesus fez um seminário e ensinou nesse seminário como construir uma casa. Além de Engenheiro e Arquiteto do universo, Jesus também é o Engenheiro e Arquiteto de casas. Olha como Ele explica em seu seminário. Mateus 7:24 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;”
Ele agora dá um seminário mostrando como é que se edifica. Ele diz em Mateus 7:25-27 “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” O insensato constrói sua casa de qualquer maneira.
Tu só podes saber qual é a qualidade da tua casa, da tua vida, no dia da adversidade. Eu dou Graças a Deus pelo Ministério que Ele me deu de ensino, de revelação, porque, quando tu aprendes a Graça de Deus, edificas tua casa com ouro, prata, pedras preciosas. Ou seja, com valores fortes, valores eternos, e não com palha, madeira e feno, conforme as expressões de Paulo.
Eu dou Graças a Deus porque o nosso Ministério é um Ministério da Palavra e está jogando materiais bons, está dando cimento, pedra, ferro porque tu só vais dar valor a tua construção que está sendo feita nesta Igreja, quando tu enfrentares uma adversidade. É aí que tu vais perceber que eu te ensino a confiar em Deus. E vais começar a rechaçar esses problemas, essas mentiras e vais começar a tomar posse. Tu estás aprendendo aqui a ter qualidade nos materiais que vais usar para edificar a tua casa, a tua vida.
Só há duas espécies de construtor: Ou ele é prudente e constrói sobre a rocha, ou ele é insensato e constrói sobre a areia. E só há duas espécies de fundamentos, ou fundações: Ou é rocha sólida, ou é areia. Portanto, cada vida, cada casa – eu sou uma casa, tu és uma casa construída neste Ministério – é testada. Todos passamos por provações, por tempestades, por adversidades. E a qualidade de uma construção é vista pela resistência que ela oferece a tempestades. Olha como diz em Mateus 7:25 “e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.” Significa o quê? Uma pessoa prudente construiu sobre a rocha.As nações louvam a adoram falsos deuses e demônios. As nações se esquecem de Deus. Obadias, o profeta menor, diz em Obadias 1:15 “Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça.”
Quando houve o incidente mundial nos Estados Unidos, em que os aviões derrubaram as torres, muitos americanos se perguntaram onde estava o Deus daquele país. E uma pastora,Ana Grahm, filha do doutor Billi Grahm foi à televisão e disse que Deus estava onde os americanos O tinham colocado. Os governantes mandaram tirar as Bíblias das escolas, proibiram fazer oração em sala de aula, proibiram ler a Bíblia, proibiram as pessoas de dizerem que são cristãs, todo mundo aceita aborto, o homossexualismo, e agora, perguntam onde está Deus?
Aqui no Brasil, o satanismo tem tomado conta do nosso país, até na vida de muitos dirigentes desta pátria. Já existe uma luta entre dirigentes querendo que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja aceito. Isso se chama Sodoma e Gomorra.
A Bíblia diz que a pessoa que teme a Deus é feliz. É feliz porque cremos em um só Deus, no Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, na infalibilidade da Sua Palavra. Somos governados pelo Senhor Jesus Cristo. Somos dirigidos pelo Espírito Santo e tememos a Deus. Quando chega uma situação e tu percebes que é contra a Bíblia, dizes que não aceitas. Fazes bem porque essa é a atitude do temente a Deus. Então, a primeira coluna para uma casa estar bem erguida, para enfrentar as tempestades é o temor a Deus.
O temente a Deus não vai um dia à Igreja e falta dois, nem só vai uma vez por semana. Esse não é temente a Deus. Sê temente a Deus. Estou te dando materiais firmes e fortes para a construção da tua vida. O homem, a mulher que temem a Deus, devem ter um relacionamento em casa conforme a Bíblia manda.
2ª Coluna: A Misericórdia.
Diz a Palavra em Lamentações 3:22-23 “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”
Amado, as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos. Elas se renovam a cada manhã. 2 Samuel 24:14 “Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas, nas mãos dos homens, não caia eu.”
Os homens, normalmente, não são misericordiosos. O que diz a Palavra no Salmo 23:6 “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”
Ora, se Davi disse que era melhor cair nas mãos de Deus, porque Deus é misericordioso, e não os homens, e que a bondade e a misericórdia de Deus hão de segui-lo, gostaria de dizer aos internautas e àqueles que nos assistem em mais de duzentos países do mundo, onde estamos chegando, que, se Satanás conseguir tirar a misericórdia da nossa conduta, ele matou o cristianismo.
A Igreja que não é misericordiosa, que não tem compaixão com os que sofrem, deve fechar as suas portas. Temos a obrigação de ter misericórdia e compaixão com os que sofrem. Por isso é que evangelizamos o mundo, estamos pregando o evangelho de Jesus ao mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário