terça-feira, 10 de maio de 2016

LUZ E TREVAS

Imagem Luz e trevas              LUZ E TREVAS

“ Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o Senhor, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas” Salmo 18:28
            Em toda a Sagrada Escritura as palavras Luz e Trevas são carregadas de simbologias, símiles, e comparações que traduzem significados da posição e do comportamento do homem, em suas múltiplas relações, tanto com a natureza, como com seu próximo e com Deus, mostrando assim a distinção clara, que a Luz simboliza as coisas boas, as boas ações, os caminhos certos a seguir, já as trevas simbolizam maus comportamentos, más decisões, caminhos errados que trilhamos.
            Referindo-se ao destino da humanidade a Bíblia deixa claro que os que estão na luz ou são luz (andam na presença de Deus, fazendo a vontade Dele) irão para os céus e os que estão em trevas ou são trevas (encontram-se em na prática do pecado) irão para o inferno.
 DISTINÇÃO DE LUZ E TREVAS
            Foi Deus que criou Luz e Trevas.
“ A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.”  Gênesis 1:2. “E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.” Gênesis 1:4
           Simbologias de Trevas:
           Comportamentos errados são trevas.  “Eles andam nas trevas às apalpadelas, sem luz, e ele os faz cambalear como um ébrio.” Jó 12:25. “Pois para eles a profunda escuridão é a sua manhã; porque são amigos das trevas espessas.” Jó 24:17.
“ Ele me guiou e me fez andar em trevas e não na luz.” Lamentações 3: 2.
“Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Mateus 6:23
“Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.” 1 João 2:11
           As trevas geram prisões da alma causando doenças e enfermidades.  “Quanto aos que se assentavam nas trevas e sombra da morte, presos em aflição e em ferros, por se haverem rebelado contra as palavras de Deus, e desprezado o conselho do Altíssimo.” Salmos 107:10,11.
“ Tirou-os das trevas e da sombra da morte, e quebrou-lhes as prisões.”   Salmos 107:14.
“…e para a terra em baixo, e eis aí angústia e escuridão, tristeza da aflição; e para as trevas serão empurrados.”  Isaías 8:22.
              As trevas geram pensamentos confusos.“Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo!” Isaías 5:20.
         Atitudes pecaminosas antes da conversão são denominadas de trevas.“Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. “ Efésios 5:8
            Virá juízo sobre nações por andar nas trevas.“Então disse o Senhor a Moisés: Estende a mão para o céu, para que haja trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem. Estendeu, pois, Moisés a mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias.” Êxodo 10:21,22
“E bramarão contra eles naquele dia, como o bramido do mar; e se alguém olhar para a terra, eis que só verá trevas e angústia, e a luz se escurecerá nas nuvens sobre ela.” Isaías 5:30.
           Haverá um dia de trevas na humanidade será o tempo de Juízo.“Dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de negrume! Como a alva, está espalhado sobre os montes um povo grande e poderoso, qual nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.” Joel 2:2
“  Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz? não será completa escuridade, sem nenhum resplendor?” Amós 5:20.
“Aquele dia é dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas.” Sofonias 1:15.           Haverá Juízo sobre os homens maus. “ Na verdade, a luz do ímpio se apagará, e não resplandecerá a chama do seu fogo. A luz se escurecerá na sua tenda, e a lâmpada que está sobre ele se apagará. Jó 18:5,6.
“ Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.” 
Judas 1:13
             LUZ PARA OS POVOS
             A Luz foi criada por Deus para dissipar as trevas, promover claridade e benefícios para o trabalho do homem. Sem luz não seríamos capazes de desenvolvermos trabalho algum, não haveria progresso, não haveria como ver as coisas, os objetos, as pessoas, certamente tudo seria muito confuso, muito difícil. Que maravilha é a luz… com ela eu posso ver o rosto dos meus amigos e irmãos, posso ver tudo ao meu redor, com ela eu posso trabalhar, prosperar, e me relacionar. “Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.  E Deus chamou à luz Dia, e às trevas Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.” Gênesis 1:4,5
               Simbologias da Luz e seus significados:
               Luz simboliza fertilidade e vida. E completou-se para Isabel o tempo de dar à luz, e teve um filho”. Lucas 1:57
                 Luz simboliza alegria. E para os judeus houve luz e alegria, gozo e honra.” Ester 8:16. “A luz dos justos alegra; porem a lâmpada dos ímpios se apagará.” Provérbios 13:9.
              Luz simboliza livramento e vitória. “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é à força da minha vida; de quem me recearei? “ Salmos 27:1. “Pois tu livraste a minha alma da morte. Não livraste também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida?”  Salmos 56:13 “Porque tu, Senhor, és a minha lâmpada; e o Senhor ilumina as minhas trevas.” 2 Samuel 22:29 “ O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;” Colossenses 1:13
             Luz simboliza boas ações e comportamentos éticos.“A luz é semeada para o justo, e a alegria para os retos de coração.” Salmos 97:11 “Aos retos nasce luz nas trevas; ele é compassivo, misericordioso e justo.” Salmos 112:4 . “Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.” 1 João 2:9
             A Luz de Deus é que nos guia por caminhos certos.   “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem; levem-me elas ao teu santo monte, e à tua habitação.” Salmos 43:3 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.”   Salmos 119:105. “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4:18.
             Para os que já foram regenerados, agora são luz desse mundo e não estão mais em trevas do pecado. Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.” 1 Tessalonicenses 5:4,5
             Os que fazem a vontade de Deus são chamados como filhos da Luz.“Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.” Efésios 5:8      
               As armas da luz são comportamentos dignos e aceitáveis por Deus.“A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.” Romanos 13:12
             Os que creem e confessam a Jesus como salvador são tidos como luz do mundo.Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” Mateus 5:14
             Quem anda na luz são bem aventurados.  “ Bem-aventurado o povo que conhece o som festivo, que anda, ó Senhor, na luz da tua face.” Salmos 89:15
                   JESUS A LUZ DO MUNDO
               Como os homens e toda a humanidade estava em trevas de pecado, Deus enviou seu filho ao mundo como luz das nações para alumiar as trevas e promover a salvação, a libertação de todas as cadeias que os homens estavam enredados. Jesus é a luz do mundo.
                 As trevas são dissipadas pela presença gloriosa de Cristo. “O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.” Isaías 9:2. “Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti e nações caminharão para a tua luz, e reis para o resplendor da tua aurora.” Isaías 60:2,3.
Jesus mesmo afirmou que ele é a luz do mundo. “ Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:12 “Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” João 12:46
               Os cegos físicos e espirituais poderão ver através da luz de Cristo.“ E guiarei os cegos por um caminho que não conhecem; fá-los- ei caminhar por veredas que não têm conhecido; tornarei as trevas em luz perante eles, e aplanados os caminhos escabrosos. Estas coisas lhes farei; e não os desampararei.” Isaías 42:16.“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” 2 Coríntios 4:3-4
             Hoje podemos escolher se queremos andar nas trevas ou na luz de Cristo. ‘E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más, porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas..’
“Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.” João 12:35
João 3:19,20 “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.” 1 João 1:5
             Um dia as nações andarão na luz de Cristo. “E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.” Apocalipse 21:24
              Na leitura inicial do Salmo 18:28 o salmista estava passando por um grande aperto, afligido pelo seus inimigos, com temor e angústia tomando conta de sua alma, ele clamou ao Senhor, o clamor dele era a afirmação da fé e confiança que Deus lhe daria o socorro devido: “ Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o Senhor, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas” Salmo 18:28
             As trevas estava invadindo a alma do salmista e só o Senhor que criou a luz poderia dissipar as trevas e trazer-lhe a salvação.
               Talvez hoje você também esteja com seu coração cheio de trevas, faça como o salmista e diga; Senhor derrama luz nas minhas trevas e me der a tua salvação, livra-me de todas as aflições, de todo mal, em nome do Senhor Jesus que é a minha salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário