sábado, 14 de maio de 2016

DEUS, DEFENSOR DOS MEUS DIREITOS

SALMO 4

1- Ó Deus, defensor dos meus direitos, responde-me quando eu te chamar! Eu estava em dificuldade, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração!
2 -Homens poderosos, até quando vocês vão me insultar? Até quando amarão o que não tem valor e andarão atrás de falsidades?
3- Lembrem que o SENHOR Deus trata com cuidado especial aqueles que são fiéis a ele; o SENHOR me ouve quando eu o chamo.
4- Tremam de medo e parem de pecar. Sozinhos e quietos nos seus quartos examinem a sua própria consciência.
5- Ofereçam sacrifícios como o SENHOR exige e ponham a sua confiança nele.
6- Há muitas pessoas que oram assim: “Dá-nos mais bênçãos, ó SENHOR Deus, e olha para nós com bondade!”
7- Mas a felicidade que pões no meu coração é muito maior do que a daqueles que têm comida com fartura.
8- Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó SENHOR, me fazes viver em segurança..ELE OUVE VOCÊ PORQUE:
ü  Ele é um Deus de relacionamento
ü  Ele já conhece toda a sua história, e isso demonstra que mesmo sabendo de toda a sua história, conhecendo todo o seu coração, mesmo assim, ele se importa com você
ü  Ele sabe da importância de quem fala
ü  Ele lhe compreende e o aceita
ü  Ele o ama
ü  Ele quer abençoa-lo
ü  Ele é o Deus da nossa justiça

Salmos 65.2“Ó  Senhor, tu que escutas a oração”

1 Pedro 3.12“Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas”

“Nesta questão em Deus nos ouvir, acredito que o nosso maior problema ESTEJA EM 3 COISAS”:
Ø  Queremos as respostas imediatamente
Ø  O problema do silêncio de quem ouve, nesse caso, Deus
Ø  E a confusão que fazemos com vontade e permissão de Deus

“Quero lembrar você que nenhum ato deste mundo foge da justiça de Deus, mesmo as aparentes tragédias, caso não seja julgado aqui, será julgado na consumação do reino de Deus, caso a dor seja presente agora, será aliviada no futuro”

Pv. 17.15“Há duas coisas que o SENHOR Deus detesta: que o inocente seja condenado e que o culpado seja declarado inocente”

VOLTANDO AS TRÊS COISAS QUE NOS ATRAPALHAM A ENTERNDERMOS O FATO DE DEUS NOS OUVIR:

Ø  Queremos as respostas imediatamente – Você já parou para pensar que tudo que é rápido faz mal a saúde? Ex. Comidas instantâneas, anabolizantes, etc.
“As vezes penso, humanamente falando, que se Deus nos atendesse sempre com a velocidade que nós exigimos, seríamos piores do que somos hoje”

Ø  O problema do silêncio de quem ouve, nesse caso, Deus –

LEMBRE-SE: “O silêncio de Deus não quer dizer que ele não esteja trabalhando”

POR OUTRO LADO: “É possível ouvir Deus neste silêncio, mas requer um pouco mais de esforço nosso”

O SILÊNCIO DE DEUS É BOM, PORQUE:
ü  Eleva nosso relacionamento com ele
ü  Diz quem somos e quem Deus é
ü  Mantém viva sua esperança e fé
ü  Faz você buscá-lo mais e mais
ü  Mantém o mistério, e todo mistério requer reverência
ü  Torna a resposta mais saborosa
ü  Torna a justiça mais perfeita, pois são nas palavras que tropeçamos e fazemos outros tropeçarem

Ø  A confusão que fazemos com vontade e permissão de Deus –
É MAIS OU MENOS ASSIM:
ü  Oramos e não somos atendidos, logo concluímos que não é a vontade de Deus
ü  Oramos para que algo não aconteça, e algo acontece, logo dissemos que é a vontade de Deus

LEMBRE-SE: “Não devemos orar para sermos ou não atendidos, para que algo aconteça ou não; mas oramos porque devemos orar e crer que Deus pode permitir ou não que algo aconteça, e que sua vontade é soberana e que está além de nossa compreensão”

DIANTE DISSO EU LHE RECOMENDO UMA COISA: “Continue orando, continue pedindo, Deus lhe ouve, creia que ele é o Deus da sua justiça”

QUANDO TEMOS A CERTEZA QUE DEUS NOS OUVE, ENTÃO:
ü  O coração fica tranquilo em meio a tantos infortúnios
ü  Para que pré-julgamentos?
ü  Para que brigar com o mundo, geralmente brigamos com o mundo porque achamos que ele não nos entende
ü  A inocência é declarada, quando de fato somos inocentes, e isto não tem preço
ü  A justiça está a caminho


2 – Falando somente para Deus – v. 4 e 5

OUTRO LEMA DA JUSTIÇA É: “Tudo o que disser será usado contra você no tribunal”

HÁ UM DITADO QUE DIZ: “Você é senhor de suas palavras, a palavra dita é o seu senhor”

“A maioria dos nossos problemas estão nas palavras. Falo e não sou compreendido, o outro fala e eu não compreendo, aquilo que eu queria falar, não falei, ou falei da maneira que não era para falar e o outro interpretou de uma forma totalmente diferente”

DEIXA EU DIZER UMA COISA PARA VOCÊ: “Existem coisas que você deve falar somente para Deus”

V. 4 DIZ: “Sozinhos e quietos nos seus quartos, examinem a sua própria consciência”

OUTRA TRADUÇÃO: “Falai com o vosso coração sobre a vossa cama e calai-vos”

WAYNE CORDEIRO: “Estar só é uma ação voluntária para refinar a alma”

SPURGEON: “A quietude, que alguns não toleram porque revela sua pobreza interior, é como um palácio de cedro para o sábio, pois entre seus átrios sagrados, o Rei Jesus, em sua beleza, se digna caminhar”

ENFIM: “Há momentos em que precisamos da quietude do nosso quarto para caminharmos com Deus em oração e dizermos para ele tudo o que não podemos e nem devemos dizer ao mundo”

APRENDEMOS MUITO COM A QUIETUDE = silêncio ao mundo e conversa com Deus 

APRENDEMOS QUE:
ü  As palavras tem um peso enorme, seja para abençoar, seja para amaldiçoar, seja para alegrar, seja para ferir
ü  As palavras quase nunca atingem o alvo no meio
ü  Ao falar, deixamos de ouvir nosso interior. É lá que habitam os nossos medos, mágoas, e também as virtudes. É lá no fundo da alma que o Espírito Santo costuma falar
ü  Deus entende nossas palavras, por isso ele é o Deus da nossa justiça

“Chega de esbravejar contra o mundo, achando que com isto terá justiça, a sua justiça está em Deus”

NÃO CONFUNDA: “Não estou dizendo para você deixar de lutar pelo que é correto; estou dizendo para você deixar de se revoltar contra tudo e todos usando palavras que podem lhe prejudicar e prejudicar outros”

FALE COM DEUS EM MEIO A QUIETUDE:
ü  Ele falará com você
ü  E descobrirá tesouros valorosos em sua vida
ü  E dará sorrisos verdadeiros
ü  E terá sua alma descansada
ü  E ele te levará às águas tranquilas
ü  E sentirá o bálsamo, o óleo de cura do Senhor sobre sua vida
ü  E saberá como tomar as melhores decisões                                                                               O VERSÍCULO 5 ME CHAMA A ATENÇÃO: “Pelo fato de mencionar os sacrifícios. Ou seja, os sacrifícios não requeriam palavras, somente ações. Isto é confiar na justiça divina”

Sl 51.17: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito”

Isaías 57.15“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo, Deus: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos”

Lamentações 3.26: “Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio”


3 – A segurança de quem confia em Deus e em sua justiça – v. 6 – 8

“O salmista não poderia fechar o salmo de forma melhor, pois aqui nestes versículos ele expõe toda a sua segurança no Deus da sua justiça                                                                 O DEUS DE NOSSA JUSTIÇA ESTÁ DIZENDO HOJE PARA VOCÊ:
ü  Lance sobre mim a sua ansiedade, porque eu cuido de você – 1 Pd 5.7
ü  Durma em paz, pois eu estou acordado trabalhando em sua vida – Sl 121. 4
ü  Seja feliz, pois eu habito em você – At 2.38
ü  Ande nos meus caminhos e encontrará paz, alegria e bênçãos sem medida – Jr 6. 16
ü  Não tenha medo, o meu amor lança fora todo o medo – 1 Jo 4.18
ü  Eu ouço a sua oração, confie na minha justiça – Sl 4.1
ü  No mundo tereis aflições, mas tenha confiança, Jesus venceu o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé – Jo 16.33; 1 Jo 5.4
          


Nenhum comentário:

Postar um comentário