sexta-feira, 29 de abril de 2016

DIA DA DECISÃO

Texto Bíblico: 1Reis 18.20-40
Introdução: Elias e os profetas de Baal. “A batalha dos deuses.” Este é um incidente dramático e impressionante. Um só homem de Deus enfrenta uma multidão de idólatras, e os vence completamente. Elias propõe uma prova (v.21) e o povo aceita (v.24).
Esta história relata um conflito entre fidelidade e receio (vv.3,9,16), um conflito em que estamos empenhados. Qual dos dois prevalecerá? (Scroggie).
A Que Grupo Você Pertence?
1- O profeta pede ao povo que tome uma decisão acerca de Deus e desafia aos profetas de Baal para um prova de fogo. (vv. 20-24). Todos os profetas de Baal foram convocados para um encontro no Monte Carmelo para uma prova definitiva sobre quem era maior – Baal ou Jeová. Os 450 profetas de Baal tiveram inicialmente a oportunidade de provar o poder de seu deus. Eles clamaram e rezavam, mas um dia inteiro se passou sem qualquer resposta do seu deus. Elias passou a zombar dos falsos profetas, incitando-os a gritar mais alto, pois, segundo ele, poderia ser que Baal estivesse dormindo. Conclusão: O fracasso dos falsos profetas. (vv. 26-29).
2- Elias iniciou a sua demonstração de fé, construindo um altar de 12 pedras, representando as 12 tribos de Israel. (v.31). Então despejou água três vezes em cima do altar e elevou o Deus uma oração calma e breve, na qual pediu que o Senhor se manifestasse ao seu povo. Deus respondeu logo, mandando fogo de céu, o qual consumiu o holocausto, as pedras do altar e até a copiosa água derramada ao seu redor! (vv.30-38).
  • O veredito do povo é que o Senhor é o verdadeiro Deus. (v.39).
  • Esse evento motivou um despertamento espiritual entre os israelitas, os quais decididamente mataram todos os profetas de Baal. (v.40).
Qual Lado Estas?
Os israelitas achavam que podiam adorar o Deus verdadeiro e também Baal. O pecado deles era o de coração dividido (Dt 6.4,5), querendo servir a dois senhores.
O próprio Cristo advertiu contra essa atitude fatal. A Escritura Sagrada  diz:
– “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro: Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (Mt 6.24).
– “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição. Agora escolhe a vida, para que vivas, tu e os teus filhos.” (Dt 30.19).
– “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Então respondeu o povo: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses!” (Js 24.15,16).
 Qual é a Sua Decisão?
Elias desafiou o povo a tomar uma posição – seguir aquele que fosse o Deus verdadeiro. Elias conhecia somente um caminho: a tomada de decisão. Para um ou para outro lado. Para pessoas decididas como Elias, manquejar é algo insuportável. Por que continuar manquejando, se foi bem claramente provado que Deus é o Senhor?
Resumo: “… Até quando coxeareis entre dois pensamentos?…” (v. 21b). Qual é a sua escolha? Qual é a sua decisão? Qual é a sua resposta? O momento é agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário