domingo, 21 de agosto de 2016

A PROMESSA NÃO FALHARÁ "Jr 32:37-44"

Eis que eu os congregarei de todos os países para onde os tenho lançado na minha ira, e no meu furor e na minha grande indignação; e os tornarei a trazer a este lugar, e farei que habitem nele seguramente. E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus E lhes darei um só coração, e um só caminho, para que me temam para sempre, para seu bem e o bem de seus filhos, depois deles; e farei com eles um pacto eterno de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. E alegrar-me-ei por causa deles, fazendo-lhes o bem; e os plantarei nesta terra, com toda a fidelidade do meu coração e da minha alma. Pois assim diz o Senhor: Como eu trouxe sobre este povo todo este grande mal, assim eu trarei sobre eles todo o bem que lhes tenho prometido. E comprar-se-ão campos nesta terra, da qual vós dizeis: E uma desolação, sem homens nem animais; está entregue na mão dos caldeus. Comprarão campos por dinheiro, assinarão escrituras e as selarão, e chamarão testemunhas, na terra de Benjamim, e nos lugares ao redor de Jerusalém, e nas cidades de Judá e nas cidades da região montanhosa, e nas cidades das planícies e nas cidades do Sul porque os farei voltar do cativeiro, diz o Senhor.”

UM CORAÇÃO NOVO PARA SER REGADO - Deus tem declarado o seu querer a sua vontade e o seu bem para com seu povo. O profeta fala com Deus, pergunta ao Senhor acerca da cidade, da posse que havia sido dada ao povo, depois de uma retirada vitoriosa do Egito. Deus firmou uma nova aliança com seu povo, e deu instruções acerca de adquirir campos e trabalhar neles. O  Senhor lhes havia falado do amor com que amou o seu povo, e prometeu-lhes descanso e uma terra abençoada. Jr 31;3-5  “De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí. De novo te edificarei, e serás edificada ó virgem de Israel! ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás nas danças dos que se alegram. Ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria; os plantadores plantarão e gozarão dos frutos.”  O  Senhor quer que o conheçamos e que façamos com ele uma aliança nova, recebendo um novo coração, transformado, vivificado, amado e pronto a serví-lo; Jr 24;7 “..para  que  me conheçam, que EU SOU O SENHOR.”  E ma promessa foi dada e será cumprida na vida daqueles que servem ao Senhor e que vivem nos seus estatutos: Ez  11:19-20  “E lhes darei um novo coração, porei dentro deles um novo espírito. Mudarei o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.”

UM PACTO ETERNO - O convite do Senhor para com seu povo é que todos devem vir, ouvir, guardar na alma e no coração a sua mensagem para ter direito a vida. Is 55:3 “Vinde e ouvi e a vossa alma viverá, porque convosco farei um pacto perpétuo.” O Senhor tem conosco um contrato, um acerto, uma aliança que tem base na sua Palavra.: Jr. 31:31 “Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” Deus não nos colocou em pobreza, mas em prova. Ele nos prova a fim de observar o termômetro de nossa fé e de nossa fidelidade para com ele. Deus nos faz lembrar de toda sua ação para conosco desde que entregamos nossas vidas nas suas mãos.

O BEM DO SENHOR PARA COM OS SEUS - Nenhuma ação de Deus para com seu povo deixou de ser de bênção e não de maldição. Todo planejamento dele para com seu povo tem sido de bênção e de vida. Sf. 3:17 “O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.” Deus tem nos olhado para o bem, seu desejo é que seus filhos sejam plenamente abençoados. Lemos em Jr. 24;6 “Porei os meus olhos sobre eles, para seu bem, e os farei voltar a esta terra. Edificá-los-ei, e não os demolirei; e plantá-los-ei, e não os arrancarei.” A volta que o Senhor chama, é o reatar de uma aliança de fidelidade com ele, de lealdade com suas leis e estatutos e a Palavra nos mostra a disposição do Senhor em abençoar, perdoar e suprir toda a necessidade de um povo que lhe pertence. Observe o que nos diz a escritura em Jr 31:28 “E será que, como vigiei sobre eles para arrancar e derribar, para transtornar, destruir, e afligir, assim vigiarei sobre eles para edificar e para plantar, diz o Senhor.” Seus olhos estão postos em nós sempre nos exortando a viver para o bem. Am. 9:15 “Assim os plantarei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o senhor teu Deus.”

PROMESSAS INFALÍVEIS DO SENHOR:

1 - CONGREGAREI SEU POVO
2 - DAREI UMA NOVA HABITAÇÃO
3 - SERÃO MEU POVO E EU SEREI O SEU DEUS
4 - DAREI UM SÓ CORAÇÃO PARA ANDAR NELE
5 - FAREI UMA ALIANÇA ETERNA
6 - PLANTA-LOS-EI NESTA TERRA ALEGRIA
7 - ESTOU PROMETENDO O BEM
8 - COMPRARÃO MUITOS CAMPOS
9 - RESTAURAREI A SORTE

Que o Senhor nos ajude a receber cada bênção prometida pela Sua Palavra. Que possamos abrir o coração, a fim de perceber o momento da entrada do Senhor em nós. Que Ele nos ajude a vencer o medo e a covardia, que nos conceda plena confiança para declararmos seu amor e sua misericórdia dentro de cada um de nós. Na certeza de que hoje será um dia diferente em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário