quarta-feira, 3 de agosto de 2016

FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.. Lucas 22:14-20 .

Gravado aqui estão as últimas horas de nosso Senhor aqui na terra; e nós é dado o privilégio de compartilhar um dos momentos mais íntimos que ele passou com seus discípulos. Longe ficou as multidões que iam a ele, buscar as coisas físicas e materiais do mundo. Nenhum deles foi convidado para participar deste momento especial, apenas os doze.
História da Páscoa - a preparação e os participantes
Aproveito do nosso texto de hoje três categorias principais:O que devemos lembrar?
 Nós devemos lembrar sua vida 
1. Vivida na obediência à vontade de Seu Pai 
2. Viveu de acordo com o cumprimento das Escrituras 
B. Nós devemos lembrar sua morte 
1. Ele não só é o Bom Pastor das ovelhas, mas também o Cordeiro de Deus imolado por nossos pecados - Mateus 26:30-32 
2. Ele não é apenas o Sumo Sacerdote que oferece o sacrifício, mas também o único perfeito sacrifício pelos nossos pecados - Hebreus 9:11-12 
C. Nós devemos lembrar seu sepultamento e ressurreição - I Coríntios. 15:1-4
II. Por que devemos lembrar? (Eu tenho uma única razão)
A. Porque somos ordenados a fazê-lo - Lucas 22:19 
Esta observação foi realizada nos dias dos apóstolos
III. Como devemos lembrar?
A. Em Reverência - tão seriamente quanto os judeus tomavam a Páscoa. I Coríntios 11:27 
B. Em retrospecção - I Coríntios 11:28 
C. Em reconhecimento ao seu breve retorno - I Coríntios. 11:26...  LUCAS 22:19-20  19 – E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto emmemória de mim. 20 – Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.
– I CORINTIOS 11:23-25 –  23 – Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou pão;24 – e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. 25 – Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei istotodas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
INTRODUÇÃO: 
– Jesus ao ministrar a última Páscoa a Seus apóstolos, determina-lhes  que façam isto EM MEMÓRIA DELE, querendo estabelecer, com isto, que  o Seu  sacrifício seja sempre lembrado por eles e por todos nós.
– Quando ceamos, estamos reconhecendo que realmente estamos ‘aliançados’ com Cristo, e que nossas vidas estão misturadas, fundidas uma na outra (ICo. 6.17).
– Estar com Ele na memória, faz com que as coisas sejam mais fáceis de serem conduzidas.
DESENVOLVIMENTO: 
1. EM MEMORIA DE MIM, DÊ TESTEMUNHO DE MIM
  • NÃO BASTA SERMOS HONESTOS, TEMOS QUE PARECERMOS HONESTOS
– II Corintios 8:21 –  Pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor,  mas também diante dos homens.
– Filipenses 4:8 –  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
– Colossenses 3:22 –  Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.
– I Tessalonicenses 5:22 –  Abstende-vos de toda a aparência do mal.
SIMONIA – Levar vantagem através das obras de Deus.
– Atos 8:18-21 – 18 – Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito, ofereceu-lhes dinheiro, 19 – dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo. 20 – Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. 21 – Tu não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus.
  • DAR TESTEMUNHO – Demonstrar a sua verdadeira conversão.
– Mateus 17:27  –  Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti. JESUS  E   TRIBUTOS.
– Atos 20:24 –  Mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
– I Timóteo 3:7  –  Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do diabo.
– Hebreus 10:25 –  não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
PRIMEIRA LIÇÃO:  DÊ TESTEMUNHO DE MIM
2.  EM MEMORIA DE MIM, APASCENTA AS MINHAS OVELHAS COM AMOR
APASCENTAR – Cuidar, orientar e doutrinar as suas ovelhas.
– Ezequiel 34:2 – Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
– João 21:17 –  Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
– Atos 20:28 –  Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.
– I Pedro 5:2 –  Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade;
ADMOESTAR – Fazer ver, lembrar, avisar, advertir amigavelmente.
– II Timóteo 4:2 – prega a palavra, insta (questiona) a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda a longanimidade e ensino.
SEGUNDA LIÇÃO : APASCENTA AS MINHAS OVELHAS COM AMOR.
3. EM MEMÓRIA DE MIM, HONRA A MINHA CASA E O MEU NOME
  • HONRA A MINHA CASA
– João 2:13 – Estando próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 14 – E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas, e pombas, e também os cambistas ali sentados. 15 – e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes  as mesas; 16 – e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.
– Provérbios – 3:9 – Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda.
– Malaquias 3:10 – Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
  • HONRA O MEU NOME
– Malaquias 1:6 – O filho honra o pai, e o servo o seu amo; se eu, pois, sou pai, onde está a minha honra? e se eu sou amo, onde está o temor de mim? diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que temos nós desprezado o teu nome?
– Romanos 13:1-7 – 1 – Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. 2 – Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 3 – Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela. 4 – porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal. 5 – Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência. 6 – Por esta razão também pagais tributos; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo. 7 – Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
  • HONRA QUEM  O HONRA
– I Coríntios 14:33 – porque Deus não é Deus de confusão e sim de paz.
 I Tessalonicenses 5:12-13 – 12 Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; 13 e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros.
TERCEIRA LIÇÃO:  HONRA A MINHA CASA E O MEU NOME
CONCLUSÃO:
  • COMO ESTÁ A SUA MEMÓRIA? ESTÁ BOA? TEM SE ALIMENTADO BEM OU TOMADO ALGUM MEDICAMENTO PARA FORTALECÊ-LA?
  • E A SUA MEMÓRIA PARA COM CRISTO? TEM SE ALIMENTADO DA PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS? TEM AGRADECIDO A ELE TUDO QUE ELE TEM  PROPORCIONADO A VOCÊ?
  • DÊ TESTEMUNHO DE MIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário