quinta-feira, 4 de agosto de 2016

O QUE É APOSTASIA?

A Bíblia nos ensina sobre a apostasia, e é importante saber o que isso significa. Apostasia não se refere a crentes verdadeiros que têm a vida eterna e então se afastam da verdade, que é uma contradição em termos. Em vez disso, se refere aos crentes professos que mostram que eles nunca realmente acreditaram por renunciar a fé mais tarde. O apóstolo João explica em 1 João 2:19, “Saíram de nós, mas eles não eram de nós; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco.”
Apostasia é um fato muito real e visível, sobre o qual nós deveríamos ser alertados. A Bíblia diz, que não é suficiente fazer uma profissão de fé inicial, devemos dar frutos e persistir por meio da graça de Deus. Jesus disse na parábola dos solos, que é o nosso compromisso diante de tentações e provas que revela a verdadeira fé versus a falsa. Algumas pessoas fazem uma profissão de fé sem nenhuma raiz real. “Quando há tribulação ou a perseguição … ele cai fora.” Jesus acrescenta: “Os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.” Apenas aquele que “dá fruto” é plantado em terra boa e persevera para a salvação, (Mateus 13:21-23).

Em Êxodo, vemos uma geração que se afastou por causa da incredulidade e morreu no deserto, nunca vendo a Terra Prometida. Estes não eram os verdadeiros crentes, mas eles eram membros de Israel. Eles tinham visto a nuvem de dia e a coluna de fogo durante a noite, haviam experimentado o maná celestial, tinham ouvido a voz de Deus e foram resgatados por Ele, mas eles ainda não eram crentes. O aviso, então, é contra aqueles que estão na igreja, mas nunca renderam seu coração à palavra de Deus. Há muitos como estes na igreja hoje em dia. A luz está brilhando diante deles; o poder de Deus é evidente em vidas transformadas e respostas a orações, e o Espírito de Deus está presente onde eles estão presentes. E, apesar disso, eles não acreditam – como muitos não acreditam – e isto é uma coisa terrível. Como o Faraó a dureza de coração que resulta, põe em risco sua capacidade de se arrepender e crer.

A Bíblia nos adverte em 1 Timóteo 4:1, “mas o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”. E Paulo diz aos Tessalonicenses que “não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado o filho da perdição” – 2 Tessalonicenses 2:3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário