domingo, 28 de agosto de 2016

Há quantos anos vens sofrendo?

-Tema: IDOLATRIA
I Timóteo 2.5
  Em nosso coração há um trono que só pode ser ocupado por Deus. A idolatria em seu sentido espiritual significa que Deus deixou de ocupar o lugar central na vida do homem, para ficar em segundo plano. Idolatria é uma obra da carne (Gálatas 5.19) por isso é tão comum em tantas culturas, mas é abominável para Deus porque através da idolatria o homem rejeita o Deus Criador em troca da criatura. O ser humano acredita mais facilmente em coisas visíveis do que em um Deus invisível (I Timóteo 1.17).
O que são ídolos? Leia: Salmos 115. 2-8
A palavra ídolo significa coisa inútil, detestável.
Ídolo é qualquer objeto abominável aos olhos de Deus, muitas pessoas tem estes objetos e dizem ter só por ter entretanto o fato de ter em posse um destes ou simplesmente acreditar nestes objetos torna a pessoa participante da adoração aos ídolos pois ela estará aceitando o que aquilo representa. A pior consequência da idolatria é a pessoa se tornar inútil como o ídolo, ser cego, surdo e mudo espiritualmente.

Deus abomina a Idolatria: Êxodo 20:1-5
A palavra de Deus proíbe ter, fazer, se encurvar ou servir a imagens. Seja de semelhança de coisas da terra ou do céu. Quando a pessoa conversa com uma imagem, canta, faz pedidos e promessas ele está adorando a esta imagem.
Na verdade a imagem mais adorada pela humanidade hoje é a si próprio (hedonismo).

TIPOS DE IDOLATRIA:

De imagens: Isaias 40.18-20; Isaias 42.8; Isaias 45.20
A idolatria mais comum é a de imagens que representam divindades ou santos, que na verdade são considerados divinos por lhes atribuírem poderes que somente Deus tem.

Da natureza: Deuteronômio 4.16-19
Deus não admite nenhuma imagem, nem de sol ou de lua ou qualquer outra coisa que esteve nos céus, assim como de homem ou de animais que são da terra ou das águas. A astrologia é um tipo de idolatria e adorar animais com fazem os hindus também é idolatria.

De pessoas: Atos 12.21-23
Devemos amar a Deus sobre todas as coisas. Jesus disse que aquele que ama mais os seus parentes e amigos do que ele, não é digno de servi-lo (Mateus 10. 37). Colocar a mulher, filhos ou amigos, acima de Deus é uma forma de idolatria. Também fanatismo de time de futebol, partido politico, religião, artistas da TV ou cantores é idolatrar.

De coisas: Mateus 6. 24
Animismo é a crença de que um objeto tem poder de fazer algo.
O dinheiro é o objeto mais idolatrado que exists mas a Bíblia diz que “... a avareza... é idolatria” (Colossenses 3.5).
Precisamos aprender a perder o amor por coisas e objetos, principalmente o dinheiro (I Timóteo 6.7-10).

O que vai acontecer com os iodólatras: Apocalipse 22: 15
A Bíblia diz que os idólatras não entrarão no Reino de Deus, então idolatria é pecado de desprezar o próprio Deus.

O que fazer com as imagens? Deuteronômio 7.25,26
Destruí-las, sem aproveita nada é o que a Bíblia manda fazer terminantemente                                         Há quantos anos vens sofrendo?                                                     Texto Base: Marcos 5.25-34
Introdução:
- Muitas vezes as pessoas sofrem e não sabem por que sofre, todo sofrimento tem sua origem.
- Sofrimento é angustia, é pesar, é dor, é desencanto, é solidão, é falta de paz, é falta de ser amado e amar, é frustração, por uma vida conjugal que não satisfaze uma vida espiritual sem garra, sem compromisso, sempre a desejar:
Sofrimento angustia:· Pode ser consequência do pecado,
· Pode ser por descuido de cuidar de sua saúde,
· Pode ser porque não tomou as precauções quando sentiu os sintomas de sua doença.
· Pode ser um castigo por causa de não tomar posição no Reino. Damos a palavra e nos esquecemos de que temos um compromisso com Deus. Em atender as responsabilidades, atender ao seu compromisso com o Senhor.
· Pode ter origem financeira, porque o seu pecado consiste em gastar as coisas sagrada em suas coisas e não entregar no tesouro.
· Pode ter origem de as coisas de Deus para você está no segundo plano, não para você o primeiro do reino.
· Pode ser para que as tuas atitudes tenham ofuscado gloria do Eterno. Dificultado Deus, agir com sua ação curadora, se manifeste em sua vida.
· Pode ser que o teu pesar, sofrimento, angustia, decepção esteja ligada de que você só é crente, só é santo quando esta no templo, mas em sua casa, em seu trabalho você não é referencial do reino.
· Difícil esgotar a causa de tantos anos de sofrimento.- Importante que neste estudo bíblico, você pode fazer a tua avaliação para saber como é o teu sofrimento.
- Assim como esta mulher sem nome, sua fé se fez notória para receber a sua cura, você também receba do Senhor a graça para sua vida.
- Importante neste dia tomar consciência e mudar mude a tua maneira de pensar, e tua maneira de agir vai mudar.
- A pessoa leva as coisas espirituais com a barriga, e quando os problemas no lar, no trabalho, na comunidade se acentuam, não sabemos por que, e pensamos que somos vítima, procuramos culpado e não assumimos a nossa culpa, o nosso descuido, a nossa tontice.
- Importante ler a citação Bíblica em sua Bíblia. Mc 5. 25. “E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue”.
Propósito deste estudo:
Dar uma oportunidade de analisar, avaliar, pesar, detectar a origem dos sofrimentos, as dores do corpo e da alma, receber do Senhor Jesus a libertação e a cura completa.
Há quantos anos a mulher vinha sofrendo?
- Há 12 anos.
- Isto nos leva a pensar de que podemos estar padecendo há muitos anos como esta mulher, e não saber como se libertar de essa dor.
Há quanto tempo você também vem sofrendo?- A hemorragia desta mulher fazia 12 anos, de maneira que ela estava alquebrada, esquelética, já sem força para continuar a viver.
- A hemorragia é uma perda de sangue, e sangue vida, portanto ela estava perdendo a sua vida.
- Os sofrimentos a que somos submetidos, leva a oportunidade de ser feliz, de nos integrarmos nos propósitos da vida.
- Os sofrimentos causam alteração de comportamento e conduta, leva as pessoas a sequências de decepção.
Como esta mulher padecia?Marcos 5:26 - E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior.
- Nas mãos de muitos médicos: Médicos são pessoas, isto quer dizer que podemos sofrer nas mãos das pessoas. Que tipo de pessoas?
- Esposo, esposa, filhos, pais, parentes, amigos, companheiros de trabalho, patrão e outras pessoas com que convivemos.
- A maneira, que somos tratados, caluniados, invejados, não valorizados, maltratado, não honrado, roubado, debaixo de continuo chicote de maltrato.
- Podemos sim sofrer nas mãos de pessoas. Tem algo parecido em tua vida? Quem é que faz você sofrer e por quê?- Tendo despendido tudo quanto possuía: Pode ser bens, como também paciência, bondade, perdão, ajuda constante, dar, fornecer, suportar. Mas acabou!
- Não suporto mais!
- Estou à beira do desespero. Vou jogar a toalha!
- Às vezes na esperança de que amanha vai mudar as coisas, a pessoa vai se moldar vai entender e vamos dando oportunidade, tempo, mas o sofrimento se prolonga.
- Sem, contudo nada aproveitar: Quanto mais tempo se dá, paciência, mais recursos, oportunidade, perdão, ajuda de um jeito e de outro. As coisas vão piorando.
- Antes, pelo contrario, indo a pior: Isso acontece nas vidas de muitas pessoas, o tempo vai ficando perdido e a doença, o sofrimento se agravando, a força vai acabando a esperança já se esvaiu.
- Isto aconteceu na vida de esta mulher sem nome, mas tinha nome a sua doença HEMORRAGIA! Neste estado desesperador... Aconteceu algo diferente!
- Na Igreja, o papel é invertido: Os membros fazem a Igreja gemer, é duro suportar pessoas que não mudam, nunca cumprem com o seu compromisso, nunca chegam na hora, sempre tudo atrasado, não cresce, não melhora, é um potencial, porém não se pode depositar confiança porque falha.
V.27 – Ouviu falar de Jesus:
Ver v. 27 Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.
- O que ela deve ter ouvido sobre Jesus o profeta Nazareno? Que ele era um profeta de milagres: A fé conduz a uma ação!
· Abria os olhos aos cegos – Marcos 10.46-52
· Curava os leprosos – Marcos 1.40-45
· Fazia os paralíticos andar – Marcos 2.3-12
· Curava todas as enfermidades – Marcos 3.10
· Libertava os endemoninhados – Marcos 5.1-20
· Ressuscitava os mortos – Marcos 5.36-43
· Alimentava a multidão – Marcos 6.30-44
· Não havia doença que não curasse– Marcos 6.53-56
- O que você até o presente momento sabe de Jesus?
- Analise virando o adverso, Ex. Abria os olhos aos cegos... Mas continua cego...
- Abria a boca dos mudos... Mas continuas sem orar, sem cantar, sem testemunhas
- Fazia os paralíticos andar... Mas continua atado aos teus preconceitos, passado, com raiva de alguém , sem andar em direção dele.
- Fazias os surdos ouvirem... Mas continua sem entender qual seja a sua vontade e seu propósito em tua vida...
- Ressuscitava os mortos... Mais ainda não tem vida em abundancia que ele dá, estas vegetando...
- Um Jesus tão maravilhoso, de tanto milagres, não seria nada impossível curar uma Hemorragia?
- Havia problemas sério que ela teria que enfrentar! Nesse estado de sangramento ela era imunda, não podia circular no meio da multidão, outro era o seu estado de fraqueza em que se encontrava vencer essa multidão, não ser percebida, notada, era coisa impossível. Mas pela cura teria que enfrentar.
- Muitas vezes nossa situação é também como de esta mulher, vencer dificuldades para alcançar a benção. Estamos cheio de preconceitos! De heranças que não tem abençoado a nossa vida!
- Ela estabeleceu um ponto de contato: V.28 – Ela dizia: “Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada”.
- Há uma tão grande necessidade ter fé, sem fé é impossível receber o milagre da cura, o perdão dos pecados, terem a comunhão com Ele, se tornar filho de Deus!
- Ela reconhecia sua indignidade, nem sequer dirigir-lhe a palavra ela queria. Tão somente tocar nas suas vestes seria o suficiente para receber a cura.
- O exercício da fé que cura, liberta, salva v. 27“Veio por de trás da multidão, tocou-lhe nas vestes...”
- A fé é um elemento que deve ser exercido, a fé não é mera utopia, e algo real.
- A fé nos une as grandes possibilidades de vitória em nossa vida.
- A fé oportuniza Deus agir, ela um veiculo de realização do impossível aos olhos humanos.
- A fé move a Deus operar milagres em o nome de Jesus: Produz Cura, Salvação, perdão de pecados, reconciliação, faz usufruir as bênçãos, as promessas, os pactos, os compromissos do Eterno com o seu povo. Gera qualidade de vida.
- A fé é um processo tem começa, meio e fim; Fé num desejo, expressa na oração, num pedido que se faça a Deus.
- A fé também é a doutrina também: Em que nos cremos!
- A fé é Colocar em prática os mandamentos, ordenanças, estatutos, tradições de nossos antepassados. A fé leva você a amar a sua congregação, lutar por ela, contribuir para que ela tenha fundos, meios para fazer a obra.
- O incrédulo não dá os dízimos nem oferta, porque não crê que pode ser parceiro da divindade.
- Sabe o que é oferta: É aquilo que vai te fazer falta. Você dá por fé, você semeia na obra fértil que vai geral salvação, cura, evangelismo, missões.
- A fé leva a pessoa a vencer as dificuldades: Mulher corajosa, sabendo que descoberta podia ser morta, expulsa, apedrejada, pela sua saúde teve que enfrentar a multidão, a fraqueza, o olhar perspicaz de Jesus.
- Se você não vencer tuas dúvidas, tua soberba, teu orgulho, as mil e umas dificuldades, se antepõem as bênçãos.
V. 29 – Ao tocar a veste, correu para seu corpo uma energia salutar de vida: E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo.
- Milagre divino vem diretamente de Jesus, energia, poder, graça, concerta o errado, dá o equilíbrio, ele o dom Divino do milagre para nossas vidas.
- Vejam quais são as tuas dificuldades que deves vencer empecilhos a transpor, óbices a enfrentar...
O toque de fé parou a multidão, pois a fé não se pode esconder!- A fé sobrepuja dificuldades, transpõe barreiras, não tem medo, é corajosa, é guerreira, não tem vergonha do passado do presente, nem do que há de vir.
- Vv.30-33 – Quando acudimos devido ao nosso sofrimento a Jesus, e lhe tocamos através de nosso pedido, oração, suplica, ou pedimos que alguém orasse por nos. Ele atende!
- Amor é fé não se pode esconder. Assim o contrario disso também não se pode esconder. Atraso, irresponsabilidade, mexericos, brigas, falta de vontade, insensibilidade.
- O pontual, o responsável, o que serve o que faz acontecer, o recepcionista, o diácono, o professor, o obreiro voluntário – não se pode esconder.
- Ele pergunta: Quem me tocou nas vestes? Quem sabe: Quem quer me tocar hoje ou pedir-me alguma coisa?
- O toque de fé produz energia da fonte, que dá, quem tem, sente quando ela é usada.
- As pessoas são tocadas, transformadas, curadas e libertas dos seus sofrimentos. Visto que a fé não se pode esconder.
- A multidão parou no meio da rua. Jesus olhava ao seu redor para ver quem fizeram isto.
- Ela imediatamente se identifica, pois o milagre também não se podia esconder.
- Ela já viera uma vez para tocar Nele, agora ela vem para dar testemunho do milagre ocorrido em seu corpo.
- Ela se prostra se ajoelha e declara a sua cura.
- Quanto é necessário confessar a operação divina em nossas vidas!
A fé Tornou evidente o milagre:- Poucas pessoas querem assumir o milagre em sua vida, muitos querem a benção e não o abençoador.
- Quer a graça não quer quem dá a graça.
- Acontece que a relação com Deus é um processo. Vamos recebendo as coisas sob medida e de acordo a nossa fé.
O que a mulher ouviu de Jesus? V. 34- Filha: isto quer dizer filiação, relação de pai e filha. Seu feito de fé a constituía membro da família de Deus.
- Esta relação esta a nossa espera, Ele quer nos constituir membro de sua família, pois com isto herdamos todas as promessas, João 14.13-14; João 15.7; João 1.12.
- Hoje Ele quer te fazer herdeiro de todas as graças ao seu dispor.
- A tua fé: Jesus citou a grandeza de sua fé, demonstrado por um toque nas pontas do dedo trêmulo desta mulher esquelética e definhada.
- É necessário entregar-nos ao poder da fé, sem a qual não há relacionamento com Ele, sem a qual a sua Palavra não tem efeito, sem o qual nossas atitudes não fazem sentido para Deus.
- Fé é crer, obedecer, humilhar-se, entregar-se, admitir que ele vá agir aceitar já o milagre mesmo antes de acontecer.
- A única coisa que move a Deus é a fé.
- Salvou-Te: Salvar quer dizer o que? Tirar da ruína, livrar do perigo, conservar em vida, manter em bem estar.
- A salvação não diz só respeito à cura física, mas a sanidade da alma, da relação com Deus.
- O pecado como consequência tem a condenação e morte eterna, a ação de Deus através de Jesus Cristo o seu filho é salvar, curar, habilitar, dar condições. Filha, tua fé te salvou...! Que maravilha!
- Vai-te em paz: Umas das coisas que Deus almeja é que tenhamos paz (Shalom)
- À fé nos justificam perante Deus para termos paz com Ele. Romanos 5.1;
- A fé demonstrada por esta mulher sem nome, porém com uma fé evidenciada, registrada pela história, a levou a ter paz-saúde, paz-espiritual, pois diz que isto era um flagelo-castigo, acoite, tortura, suplicio desgraça, (V.29... Curada do seu flagelo.)
- Quando temos paz com Deus é tudo quanto precisamos, apesar das lutas que continuamos a enfrentar enquanto vivermos.
- Fica livre do teu mal: Existem demônios de enfermidades, de persecução, de sofrimento, de inveja, mal olhado, milhares de coisas.
- Precisamos de esse poder que liberta que tira da prisão, que quebra os grilhões, que desfaz as correntes que fazem sofrer...
- Assim podemos servir a este Jesus que opera milagres e nos recebe como filhos do Reino, dando-nos cidadania, comunhão com eles.
Conclusão:
- A Finalidade desde estudo é fazer você se avaliar perante os embates e lutas da vida, você tem uma oportunidade única de atar sua relação com o Senhor Jesus.
- Tua fé tem movido pessoas? Tem te tornado mais sensível?
- Ter feito de você uma pessoa voluntária para fazer a obra?
- Renove os teus votos nesta hora.
- Volte a tocar-lhe com compromisso, responsabilidade.
- Pactua com Ele, faça uma promessa, combina com Ele um acerto, aliança é submissão e obediência.- Faça um contato de fé, seja através da oração, de tua entrega, da entrega dos teus fardos de decepções e ansiedade, a mesma coisa que aconteceu na vida de estar mulher pode acontecer contigo agora mesmo.
- O Senhor nosso Jesus o filho de Deus, quer te receber em sua família como membro, para desfrutar todas as promessas e alianças feitas a Abraham nosso pai na fé.
- Faça como esta mulher sem nome, como uma fé, porém que ficou notória e lhe proporcionou a cura, a libertação, a paz e salvação plena.
Observação:
- Se este estudo produziu alguma coisa em você, conte-nos para que possamos publicar em nossa revista o teu testemunho de salvação e cura.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!
Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário