quarta-feira, 8 de junho de 2016

QUANDO ALIMENTAMOS O VELHO HOMEM

Uns matam de vez a velha natureza abrindo espaço para viver o novo do Pai. Outros, preferem mantê-la viva em seu interior alimentando-a com certa frequência.Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito. Gl 5:25."Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos" (Romanos 6:2-3,6-8) Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele.Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus,Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.
Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.
Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça..
Veja a quantidade de vezes que estes versículos afirma que nós morremos em Cristo. Qual foi a parte de nós que morreu? O velho homem - aquela natureza pecaminosa que tínhamos antes de sermos salvos. Dr. Martyn Lloyd-Jones faz o seguinte comentário nestes versículos de Romanos 6:

Este é, para mim, um dos aspectos mais gloriosos e confortantes de nossa fé. Nunca somos chamados para crucificar nosso velho homem. E por que não? Porque isto já aconteceu - o velho homem foi crucificado com Cristo na cruz. Em lugar algum as Escrituras nos exortam a crucificar o velho homem; ou a nos livrarmos do velho homem, pelo motivo óbvio que o velho homem já se foi! A falha em perceber está verdade é permitir que o diabo o engane e o iluda. O que você e eu somos chamados a fazer é parar de viver como se ainda estivéssemos em Adão. Entenda que o "velho homem" não existe mais. A única maneira de parar de viver como se ele ainda estivesse vivo é aceitar a realidade que ele não existe mais. Este é método usado no Novo Testamento para ensinar a santificação. O nosso problema, diz o Novo Testamento, é que não percebemos quem de fato somos, portanto continuamos pensando que somos o velho homem, e continuamos tentando fazer coisas para o velho homem. Mas isto já foi resolvido; o velho homem foi crucificado com Cristo. Ele não existe mais, já se foi. Se você é um Cristão, aquele homem que você era em Adão não existe mais; ele não é mais real; você está em Cristo.Até quando deixaremos brechas para que as pragas entrem nas nossas tendas? Até quando permitiremos que nossos desejos se sobreponham a Boa, Perfeita e Agradável vontade do Pai? Até quando iremos mentir para nós mesmos permitindo que nossos egos sejam massageados enquanto a nossa alma vai sendo maltratada?! Pois de Deus, nada, nada se esconde!
Até quando iremos querer “ter poder só pra ter poder” e querer “ter razão só pra ter razão”?
Enquanto isso, nossos ouvidos estão obstruídos para o falar do Pai, enquanto Ele nos quer falar em nos trazer vida, e vida em abundancia, caridade, presença, paz e real prosperidade!
Até quando iremos ser insubordinados esquecendo que toda autoridade foi levantada por Deus? E ao mesmo tempo em que sendo autoridade, pisar em nossos liderados, nossos semelhantes, filhos de Deus?
Até quando preservaremos uma única vida em seus melindres enquanto outras tantas morrem ao se deparar com tanto descaso e injustiça?
Eu prefiro parar e começar tudo novamente, pois não é possível que nem eu, nem você e nem ninguém esteja percebendo quanta coisa errada estamos vivendo.
Mas uma coisa é certa: – Deus vê todas as coisas e está vendo tudo isso também.
- Pior pra nós que cometemos injustiças, pois, os “bem aventurados”que tem sede e fome de justiça serão fartos, ouviu? Sabe em troca do que? Da minha e da sua queda, por minha e por tua culpa… Não deles.
- Pior ainda para nós que provocamos o choro do nosso semelhante, pois todos os que choram serão consolados à custa do nosso castigo, mais uma vez por minha e por tua culpa… Não deles.
- Péssimo para nós que por negligência, e pior, sem saber provocamos a ira e a divisão, mesmo sabendo que bem aventurados são os pacificadores, pois estes irão ver a Deus.
Será que veremos o Pai? Se continuar assim, Não!
Mais uma vez por minha e por tua culpa… Não deles.
- Trágico para nós que por descuido, estamos perseguindo os poucos que buscam a verdade em nome de Jesus sem lembrar que destes será o Reino dos Céus. Será que seremos “benvindos do meu Pai” na casa daqueles que perseguimos e maltratamos? Será que possuiremos uma mísera parte desta terra? Será que desse jeito encontraremos a misericórdia e alegria eterna?
COISAS ASSIM NÃO PODEM ACONTECER PRINCIPALMENTE VINDAS DOS DISPENSEIROS, HOMENS DE CONFIANÇA QUE TEM ACESSO AO ALIMENTO DA VIDA.
Precisamos mudar as nossas ações, ou melhor, precisamos parar de alimentar a nossa velha natureza e mata-la de vez. Sepultá-la não apenas a sete, mas a setenta vezes sete palmos de perdão abaixo do chão para ter a certeza que de lá, o nosso velho homem nunca mais sairá.
Voltar a ser como Paulo, imitador daquele que um dia conhecemos e nos apaixonamos, o amamos, mas um dia do qual nos apartamos, nos afastamos e fomos viver num outro lugar. Lugar chamado Coração, terra onde ninguém pisa ou planta, lugar de onde vem o sofrimento, os enganos, onde nos alimentamos de bolotas, insistimos em viver em equivocadas atitudes e não reconhecemos que sentimos falta do Pai.
Sim, sentimos sim falta do pai. Perdemos nossa sandália, vendemos nosso anel e nem sabemos mais onde estamos ou o que estamos fazendo. Precisamos tomar uma decisão, uma atitude. Precisamos querer recomeçar. Criar coragem e retornar.
Retornar para junto do Pai, pois lá é o nosso lugar.
Ou será tarde demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário