sábado, 25 de junho de 2016

VIDA ETERNA, COMO SABER SE ESTOU NO CAMINHO CERTO?

VIDA ETERNA, COMO SABER SE ESTOU NO CAMINHO CERTO? FAÇA VOCÊ MESMO A SUA PRÓPRIA AVALIAÇAO

 



“... E, pondo-se Jesus a caminho, correu umjovem ao seu encontro e ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” ( Marcos 10:17)


O tema proposto é uma oportunidade para você fazer a sua própria avaliação do que pensa sobre vida eterna. Um teste simples mas que poderá mudar o rumo de sua maneira de pensar sobre importante assunto.

O texto bíblico mencionado relata que o Senhor Jesus foi abordado por umjovem que estava interessado em saber o que fazer para herdar a vida eterna.

O Senhor Jesus interrompeu a sua caminhada para dar atenção aquele jovem.Aplicou-lhe um teste, para que ele mesmo fizesse uma auto-avaliação em relação a sua prática religiosa.

1º TesteNa área do conhecimento e da mente

1. Motivação da busca: inteligente e pertinente

“.... Que farei para herdar a vida eterna?”
A pergunta feita pelo jovem, a Jesus, é elogiável. Tratava-se de uma pessoa inteligente e interessado nas questões espirituais. Embora a sua motivação da busca fosse correta, entretanto, o que não sabia é que estava dialogando com Quem conhecia as suas verdadeiras motivações.

O Senhor Jesus conhecia as qualidades do jovem, mas sabia também, o espírito de religiosidade que o prendia. O jovem não sabia que Jesus não vê apenas o exterior o que está aparente; sobretudo , vê o coração. Jesus viu no coração daquele jovem, abatimento, medo e perturbação. Não possuía a paz , que o dinheiro e nem a religião poderiam dar-lhe.

Neste item “ motivação da busca”, o jovem teve comportamento elogiável, aprovado.

2. Atitude: tomada de forma correta

“... correu o jovem ao seu encontro, ajoelhando-se...”

Uma atitude de respeito, humilhou-se aos pés de Jesus, ajoelhando-se. Um gesto de encarar a sua real necessidade, saber do seu destino eterno. Uma atitude de arrogância, orgulho, dificilmente levaria o jovem aos pés de Jesus.

No teste da “atitude” tomada de forma correta, o jovem foi aprovado.

3. Buscou na fonte certa: em Jesus.

“...perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”

O desesperado jovem foi buscar resposta para os anseios de sua alma na fonte certa, em Jesus. A Bíblia só aponta uma fonte segura e definitiva para a vida eterna. “ E o testemunho é este, que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho” ( João 5:11).

No teste “ Busca na fonte certa”, o jovem foi aprovado.

4. Fez a pergunta certa para pessoa certa

“.... que farei para herdar a vida eterna?”

Saber o que fazer para alcançar a vida eterna, é seguramente a decisão mais importante e inteligente de qualquer ser humano.

No teste sobre “ fazer a pergunta certa”, o jovem foi aprovado.

Nesta primeira parte do teste o jovem se saiu muito bem, 100% de aproveitamento. 
E Você como está se saindo?

II - O Senhor Jesus aplica o 2º teste: Desta vez na área do coração

. O teste do coração revela a nossa verdadeira motivação quando vamos a Jesus. Se queremos ser transformados ou apenas receber aprovação daquilo que fazemos?

. O jovem cumpriu com louvor, todos os rituais religiosos. Faltava-lhe o mais importante: o senso de reconhecer a sua própria natureza pecaminosa. Areligião, o dinheiro e o poder, não preenchem o vazio do coração humano. Só Jesus.

. A defesa do jovem estava no conhecimento da lei, na sua mente; mas o vazio no seu coração, clamava: “ Eu preciso de Deus”.

. O teste do amor ao próximo, como a si mesmo, é perfeito. Exige conhecimento e prática. A Bíblia diz que a fé sem obras, para nada vale.

Como se saiu o jovem ao ser submetido ao teste do coração?

“.... Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, e segue-me”

. Na verdade, o que Jesus disse aquele jovem, foi: “ Você diz que guarda todos os mandamentos, certo? Então, vá para a sua casa, desfaça de todos os seus bens, dê aos pobres e venha fazer parte da minha vida e ministério.

. Jesus não ensinou filantropia para ganhar a salvação. Jesus quer apenas que respondamos a pergunta: “ Quem é que governa a minha vida? Quem é o meu Senhor?

. O jovem rico não passou no teste final. Não queira reconhecer a Cristo como soberano Senhor sobre a sua vida. O que fez?: ” tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades” ( Marcos 10:22).

Reflexão:

-Para Jesus o que vale é o teste do coração. A salvação é pela Graça,. Mediante a fé ( Ef. 2:8).

-A fé genuína conduz o pecador a reconhecer o seu estado de iniquidade pessoal e se render aos pés de Jesus e segui-Lo.

-Virar as costas, para Jesus, uma decisão de rejeição. O jovem fez exatamente isso. Foi reprovado no segundo teste. O seu espírito de religiosidade o reprovou. E vocêComo se saiu no teste? Que decisão tomará? Seguir Jesus ou Virar as costas?
Qual será a sua escolha? Pense nisto...

Por amor a Cristo!

aliação  do que pensa sobre vida eterna.  Um teste simples mas que poderá mudar o rumo de sua maneira de  pensar sobre importante assunto.



O texto bíblico mencionado relata que o Senhor Jesus foi abordado por um jovem que  estava interessado em saber o que fazer   para herdar a vida eterna.

O Senhor Jesus interrompeu a sua caminhada para dar atenção aquele jovem.  Aplicou-lhe um teste, para que ele mesmo  fizesse uma auto-avaliação em relação a sua  prática religiosa.

 1º Teste:   Na  área do conhecimento  e da mente

1.     Motivação da busca:  inteligente e pertinente

“.... Que farei  para herdar a vida eterna?”
A pergunta feita pelo jovem, a Jesus, é elogiável.  Tratava-se de uma pessoa inteligente e interessado nas questões espirituais.  Embora a sua motivação  da busca fosse correta,  entretanto, o que não sabia é que estava dialogando com Quem  conhecia as suas verdadeiras motivações.

O Senhor Jesus conhecia as qualidades do jovem, mas sabia também, o  espírito de religiosidade que o prendia.  O jovem não sabia que Jesus não vê apenas  o exterior o que está  aparente;  sobretudo , vê o coração.  Jesus viu no coração daquele jovem, abatimento, medo e perturbação. Não possuía a paz , que  o dinheiro e nem a religião poderiam dar-lhe.

Neste item “  motivação da busca”, o jovem teve comportamento elogiável, aprovado.

2.     Atitude:  tomada de forma correta

“... correu o jovem ao seu encontro, ajoelhando-se...”

Uma atitude de respeito, humilhou-se aos pés de Jesus, ajoelhando-se.  Um gesto de encarar a sua real necessidade, saber do seu destino eterno. Uma atitude de arrogância, orgulho, dificilmente levaria o jovem aos pés de Jesus.

No teste da  “atitude”  tomada de forma correta, o jovem foi aprovado.  

3.     Buscou  na fonte certa:  em Jesus.

“...perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”

O desesperado jovem foi buscar resposta para os anseios de sua alma na fonte certa, em Jesus. A Bíblia só aponta uma fonte  segura e definitiva para a vida eterna. “ E o testemunho é este, que Deus nos deu a vida eterna;  e esta vida está no seu Filho” ( João 5:11).

No teste “ Busca na fonte certa”, o jovem foi aprovado.

4.     Fez a pergunta certa  para  pessoa certa

“....  que farei para herdar a vida eterna?”

Saber o que fazer para alcançar a vida eterna, é seguramente a decisão mais importante e inteligente de qualquer ser humano.

No teste sobre “ fazer a pergunta certa”, o jovem foi aprovado. 

Nesta primeira parte do teste o jovem se saiu muito bem, 100% de aproveitamento. 
E Você como está se saindo?

II - O Senhor Jesus   aplica o 2º teste:  Desta vez  na  área do coração

. O teste do coração  revela a nossa verdadeira motivação quando vamos a Jesus.  Se queremos ser transformados ou apenas receber aprovação daquilo que fazemos?

. O jovem cumpriu com louvor, todos os rituais religiosos. Faltava-lhe o mais importante: o senso de reconhecer a sua própria natureza pecaminosa.  A religião, o  dinheiro e o  poder, não preenchem o vazio do coração humano.Só Jesus.

. A defesa do jovem estava no conhecimento da lei, na sua mente; mas o vazio no seu coração, clamava: “ Eu preciso de Deus”.

. O teste do amor ao próximo, como a si mesmo,  é perfeito. Exige conhecimento e prática.  A Bíblia diz que a fé sem obras, para nada vale.

Como se saiu o jovem ao ser submetido ao teste do coração?

“.... Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, e segue-me”

. Na verdade, o que  Jesus disse aquele jovem, foi: “ Você diz que guarda todos os mandamentos, certo? Então, vá para a sua casa, desfaça de todos os seus bens, dê aos pobres e venha fazer parte da minha vida e ministério.

. Jesus não ensinou filantropia para ganhar a salvação. Jesus quer apenas que respondamos a pergunta: “ Quem é que governa a minha vida? Quem é o meu Senhor?

. O jovem rico não passou no teste final. Não queira reconhecer a Cristo como soberano Senhor sobre a sua vida.  O que fez?: ” tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades” ( Marcos 10:22).

Reflexão:

Para Jesus o que vale é o teste do coração. A salvação é pela Graça,. Mediante a fé ( Ef. 2:8).

- A fé genuína conduz o pecador a reconhecer o seu estado de iniquidade pessoal e se render aos pés de Jesus e segui-Lo.

Virar as costas, para Jesus, uma decisão de rejeição.  O jovem fez exatamente isso. Foi reprovado no segundo teste. O seu espírito de religiosidade o reprovou.  E   vocêComo se saiu no teste? Que decisão tomará? Seguir Jesus ou  Virar as costas?
Qual será a sua escolha?  Pense nisto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário