quarta-feira, 29 de junho de 2016

..SÓ MAIS UM POUCO

Só mais um pouco...

“Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e a fez fecunda.” (Gn 30.22)

Raquel era esposa de Jacó, um dos homens usados por Deus para formação de seu povo. Toda mulher naquela época tinha um papel importante; gerar filhos. Afinal só assim a família cresceria. Mas a bíblia conta que Raquel não conseguia engravidar e por isso vivia triste.
O sonho daquela mulher parecia longe de se realizar. Tudo indicava que ela era estéril e jamais poderia se mãe. Apesar da aparente impossibilidade, Raquel recorreu a Deus várias vezes em busca de um milagre. Mas o tempo passava e a situação não mudava.
Perceber que outras mulheres geravam vários filhos com facilidade, machucava profundamente Raquel. Lidar com a vergonha do fracasso lhe causava dor. Então, diante do silêncio de Deus, se desesperou e começou a procurar formas próprias para resolver o seu problema. Ela já não suportava mais viver naquela condição.
Todos nós temos um pouquinho de Raquel nas nossas vidas. Temos um sonho e acreditamos que só o Senhor pode realizá-lo. Mas em alguns momentos deixamos a ansiedade nos dominar e passamos a agir por conta própria. A precipitação pode colocar tudo a perder. Portanto não se prenda ao que os teus olhos vêem. Mesmo que tudo pareça impossível,confie e espere pela resposta daquele que nunca deixou de trabalhar por você.
Raquel não conseguia entender os planos de Deus. Nada é por acaso,havia um motivo para aquela “demora”. O que Deus tinha para fazer não era qualquer coisa. Raquel não gerou “qualquer” criança, o menino que saiu do seu ventre era especial.

“Ela concebeu, deu á luz um filho e disse: Deus me tirou o meu vexame. E lhe chamou José(...)” Gn 30.23-24

José foi escolhido entre todos os filhos de Jacó para ser governador do Egito e salvar o povo da fome que atingiu a nação por sete anos. Deus tinha preparado o melhor para Raquel.

Então não se preocupe com a aparente demora. Deus vai se lembrar de você e agir na hora certa. O tempo determinado pelo Senhor é o melhor para a tua vida.

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” 2 Pedro 3:9
Só mais um pouquinho...
Raquel era formosa de rosto e semblante (Gn. 29: 17) era amada e a predileta de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão. Jacó era extremamente apaixonado por Raquel. Logo no primeiro encontro ele abraçou e beijou Raquel por que não se conteve, e trabalhou por sete anos para pagar o seu dote e mais sete para pagar o dote de Lea, porque seu sogro Labão, irmão de Rebeca esposa de Isaque, usou de engano com ele.    Assim foram 14 anos de trabalho árduo para casar com a mulher amada. Raquel e Jacó possuíam pelo menos 04 Grandes Desafios Domésticos:

a)   Esterilidade: Raquel a esposa amada era impedida de gerar filhos
b)   Bigamia: Jacó foi forçosamente foi casado com Raquel e Lea
c)   Servas gerando filhos de Jacó: Havia duas servas Bila e Zilpa (Gn. 29: 24 e 29) 
d)  Fertilidade de Lea: A esposa desprezada que um filho após o outro


Os Erros de Raquel

·        Raquel ficou com Inveja de Lea
·        Oferecer a serva Bila para esta gerar filhos com Jacó
·        Acreditar em Superstição e Duvidar de Deus
·        Furtar Ídolos para ficar com herança da familia
·        Desejo obsessivo de gerar filhos

I - Raquel com Inveja de Lea

            A Inveja é um mal que precisa ser arrancado pela Raiz, pois é uma semente maligna como outras que cresce rápido e atinge imediatamente nossa alma contaminando nosso corpo e causando aflições de espírito. 
            Raquel não necessitava alimentar a inveja dentro de si, pois era a esposa amada de Jacó, ele amava a Raquel independente dela gerar filhos ou não, amor incondicional.
            O Motivo da Inveja era o fato de Lea gerar filhos enquanto ela não gerava Raquel ao invés de confiar inteiramente no SENHOR e aguardar com paciência, alimentou a inveja, ficando enferma interiormente, a inveja consumia seus ossos, afligia seu espírito continuamente.

Solução:

            Ela esqueceu dois exemplos na família Sara esposa de Abraão, avó de Jacó, e o exemplo de Rebeca tia sogra, que confiou inteiramente no SENHOR e gerou gêmeos Jacó e Esaú. Tanto Sara como Rebeca eram estéreis como Raquel, mas conseguiu gerar filhos buscando ao SENHOR com todas as suas forças, alma, coração e mente.
Quando buscamos ao SENHOR inteiramente conseguir transpor as barreiras do Impossível.


Conseqüência:

Perdeu uma amiga de Infância, poderia mantê-la como aliada dentro de seu casamento. Ganhou uma rival ferrenha que orava incessantemente a Deus e conseguia seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário