domingo, 31 de janeiro de 2016

INTRODUÇÃO AO GÊNESIS... ESTUDOS

Este estudo é parte de uma Análise do Livro do Gênesis. Nosso interesse é ajudar todos os leitores a apreciarem a rica herança que temos nas páginas da História Primeva da Humanidade. No final de cada estudo o leitor encontrará direções para outras partes desse estudo 

O Livro do Gênesis

O Princípio de Todas as Coisas

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ 
             Eretz ha  ve-et  Hashamaim  et    Elohim     Bará    Bereshit
            Terra   a   e       céus        os   Deus       criou   princípio No
Gênesis 1:1
I. O Livro do Gênesis.

A. O Nome do Livro.

O nome do Livro do Gênesis em Português, como o encontramos em nossas bíblias publicadas pela Sociedade Bíblica do Brasil na versão de Almeida Revista e Atualizada no Brasil, corresponde à transliteração do nome grego ΓΕΝΕΣΙΣ — Genesis — Gênesis. Este nome grego, por sua vez, foi atribuído ao primeiro livro da Bíblia, quando as Escrituras hebraicas foram traduzidas para o grego durante o terceiro século a.C. Esta tradução das Escrituras hebraicas para a língua grega foi chamada de Septuaginta[1] e é conhecida internacionalmente pelo símbolo LXX. O nome grego ΓΕΝΕΣΙΣ  Genesis — Gênesis refletia muito mais o conteúdo do livro como um todo, uma vez que o mesmo narra a origem de todas as coisas, do que o título que o livro tinha em hebraico, que é בְּרֵאשִׁית —bereshit  no princípio.

B. O Conteúdo do Gênesis.

O Livro do Gênesis nos fala acerca da:

 
A Criação

  • Criação dos céus e do mundo e tudo o que neles existe exclusivamente pelo poder das palavras proferidas por Deus.

 
A Queda

  • Queda do homem no pecado com todas suas nefastas consequências.

 
A Origem dos Povos da Terra

  • Origem dos povos da Terra.

 
A Aliança com Abraão - A Circuncisão ao oitavo dia do nascimento.

  • Início da relação de Aliança entre Deus e o Seu povo escolhido.


Dessa maneira o Livro do Gênesis apresenta o contexto e estabelece todo o cenário para o restante das Escrituras.

C. O Autor do Livro do Gênesis.

 
Figura Ilustrativa de Moisés

Não encontramos no livro do Gênesis nenhuma indicação ou menção que indique quem foi o autor dessa obra. Todavia, embora o livro do Gênesis não mencione o seu autor, o restante das Escrituras é bastante enfático quanto à autoria Mosaica do Gênesis. Tanto o Antigo como o Novo Testamento testificam, de forma clara, acerca do fato que Moisés é o autor do Pentateuco – ver, por exemplo:

Josué 1:7 — Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.

Daniel 9:11—13 - Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se, para não obedecer à tua voz; por isso, a maldição e as imprecações que estão escritas na Lei de Moisés, servo de Deus, se derramaram sobre nós, porque temos pecado contra ti. Ele confirmou a sua palavra, que falou contra nós e contra os nossos juízes que nos julgavam, e fez vir sobre nós grande mal, porquanto nunca, debaixo de todo o céu, aconteceu o que se deu em Jerusalém. Como está escrito na Lei de Moisés, todo este mal nos sobreveio; apesar disso, não temos implorado o favor do SENHOR, nosso Deus, para nos convertermos das nossas iniqüidades e nos aplicarmos à tua verdade.

Lucas 16:31 — Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

Atos 26:22 — Mas, alcançando socorro de Deus, permaneço até ao dia de hoje, dando testemunho, tanto a pequenos como a grandes, nada dizendo, senão o que os profetas e Moisés disseram haver de acontecer,

Romanos 10:19 — Pergunto mais: Porventura, não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? Moisés já dizia: Eu vos porei em ciúmes com um povo que não é nação, com gente insensata eu vos provocarei à ira.

Da mesma maneira, apesar de constituir-se um testemunho secundário, boa parte da tradição da Igreja também atribui os cinco livros a Moisés. A autoria mosaica não só do livro do Gênesis bem como de todo o Pentateuco, não foi seriamente questionada até o século XVIII[2]. Cristãos e judeus conservadores continuam a reconhecer a autoria de Moisés, baseados no testemunho das Escrituras e na falta de alternativas plausíveis.

D. A Data da Composição do Livro do Gênesis.

Para escrever o livro do Gênesis, Moisés, sem dúvida, utilizou fontes escritas mais antigas e tradições orais, bem como material revelado diretamente a ele por Deus:

Números 12:6—8

6 Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos.

7 Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.

8 Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do SENHOR; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?

Moisés foi educado em “toda a ciência dos Egípcios”- ver Atos 7:22. Além disto, Moisés foi providencialmente separado por Deus para compreender e integrar, sob a orientação do SENHOR, todos os manuscritos, registros e tradições orais disponíveis. A composição do livro do Gênesis se deu provavelmente durante o exílio do povo de Israel no deserto — c. 1446 — 1406 a.C.

E. Estrutura Literária e Temas do Livro do Gênesis.

A Estrutura literária do Gênesis é constituída por onze unidades separadas, cada uma destas unicidades inicia com a palavra תוֹלְדוֹת — toledot — gerações, inserida em frases como: “Estas são as gerações” ou “O livro das gerações”. A lista completa é:

  • Introdução às gerações — Gênesis 1:1 — 2:3.


  • Céus e Terra — Gênesis 2:4 — 4:26.


  • Adão — Gênesis 5:10 — 6:8.


  • Noé — Gênesis 6:9 — 9:29.


  • Filhos de Noé — Gênesis 10:1 — 11:9.


  • Sem — Gênesis 11:10 — 26.


  • Terá — Gênesis 11:27 — 25:11.


  • Ismael — Gênesis 25:12 — 18.


  • Isaque — Gênesis 25:19 — 35:29.


  • Esaú — Gênesis 36:1—37.


  • Jacó — Gênesis 37:2 — 50: 26.


Gênesis é apenas o primeiro capítulo na gloriosa história da redenção do homem. No livro do Gênesis existem quatro grandes eventos e quatro grandes personalidades que são enfatizadas.

1. Os Capítulos de Gênesis 1 — 11 são dominados por quatro eventos formidáveis que formam a base de toda história bíblica subsequente

  • A Criação — O Gênesis apresenta Deus como o criador soberano da matéria, da energia, do espaço e do tempo — ver Hebreus 11:3. Os seres humanos são o auge da criação de Deus — ver Gênesis 1:26—27 e 2:7.


  • A Queda — Embora originalmente boa, a criação tornou-se sujeita à corrupção em virtude do pecado de Adão — ver Romanos 8:20. Apesar da maldição devastadora da queda, que foi resultado da desobediência de Adão ao mandamento de Deus — ver Gênesis 2:15—17 e Gênesis 3:17—19 — Deus promete a esperança de redenção por meio da semente da mulher — ver Gênesis 3:15!

 
O Dilúvio


  • O Dilúvio — À medida que a humanidade se multiplica, o pecado também se multiplica até que Deus decide destruir a raça humana, com exceção de Noé e sua família — ver Gênesis 6:5—8.


As Nações – Embora sejamos todos nós, sem exceção, filhos de Adão por meio de Noé, Deus fragmentou a linguagem e a cultura única do mundo pós-diluviana e espalhou as pessoas por toda a face da terra — ver Gênesis 11:8.


2. Os capítulos 12 — 50 tratam de quatro grandes personalidades que são: Abrão e seus descendentes: Isaque, Jacó e José. Através destes homens Deus promete abençoar todas as nações da Terra. O chamamento de Abrão em Gênesis 12 é o ponto principal do livro da perspectiva da história da redenção. As promessas feitas por Deus na Aliança que Ele estabeleceu com Abrão são fundamentais para entendermos o programa divino de trazer a salvação ao Seu povo. O resumo do Gênesis fica assim:
  
Criação
Queda
Dilúvio
Nações
 Abraão
 Isaque
 Jacó
 José
   1:1
  3:1
  6:1
  10:1
  12:1
 25:19
 37:1
50:26

Esboço do Livro do Gênesis

     Primeira Parte: História Primitiva – Gênesis 1:1 até 11:9

I. Criação

Gênesis 1:1 – 2:25

A Criação do Mundo
Gênesis 1:1 – 2:3

A Criação dos Seres Humanos
Gênesis 2:4 – 25
II. Queda

Gênesis 3:1 – 5:32

A Queda do Homem
Gênesis 3:1 – 24

A Degradação Humana
Gênesis 4:1 – 5:32
III. Dilúvio

Gênesis 6:1 – 9:29

Causas do Dilúvio
Gênesis 6:1 – 5

Julgamento Divino
Gênesis 6:6 – 22

O Dilúvio
Gênesis 7:1 – 8:19

Resultados do Dilúvio
Gênesis 8:20 – 9:17

Após o Dilúvio
Gênesis 9:18 – 29
IV. Nações

Gênesis 10:1 – 11:9

Linhagens Familiares Depois do Dilúvio
Gênesis 10:1 – 32

Julgamento sobre todas as Linhagens
Familiares – Babel.
Gênesis 11:1 – 9

 Segunda Parte: História Patriarcal – Gênesis 11:10 até 50:26

I. Vida de Abraão

     Gênesis 11:10 – 25:18

Apresentação de Abraão
        Gênesis 11:10 – 32

O Pacto de Deus com Abrão
       Gênesis 12:1 – 25:18
II. Vida de Isaque

      Gênesis 25:19 – 26:35

A Família de Isaque
        Gênesis 25:19 – 34

O Fracasso de Isaque
         Gênesis 26:1 – 33

O Fracasso de Esaú
         Gênesis 26:34 – 35
III. Vida de Jacó

       Gênesis 27:1 – 36:43

Jacó obtém a Bênção de Esaú
        Gênesis 27:1 – 28:9

A Vida de Jacó em Harã
    Gênesis 28:10 – 31:55

O Retorno de Jacó
     Gênesis 32:1 – 33:20

A Vida de Jacó em Canaã
     Gênesis 34:1 – 35:29

A História de Esaú
       Gênesis 36:1 – 43
IV. Vida de José

     Gênesis 37:1 – 50:26

Corrupção da Família de Jacó
     Gênesis 37:1 – 38:30

Humilhação e Exaltação de José
     Gênesis 39:1 – 41:57

Salvação da Família de Jacó
     Gênesis 42:1 – 50:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário