domingo, 17 de janeiro de 2016

O QUE DEUS FAZ QUANDO ESTAMOS EM AFLIÇÃO

O QUE DEUS FAZ QUANDO ESTAMOS EM AFLIÇÃO.
“Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios... Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito” (Êxodo 3:7-8a, 10).Os hebreus haviam sido bem recebidos no Egito, mas devido a um revés na história, vinham sofrendo como escravos naquela terra havia 430 anos. De um arbusto em chamas Deus dirigiu a Moisés as palavras acima, revelando sua decisão de encerrar a aflição de seu povo. "Meu coração te ofereço, ó Senhor, pronto e sincero" Deus vê (v 7a). O Senhor não é como os ídolos dos falsos deuses dos povos pagãos, que “têm olhos e não vêem” (Salmo 115:5b). Antes, “os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia; para lhes livrar as almas da morte, e para conservá-los vivos na fome” (Salmo 33:18s). Há pessoas neste mundo que nada vêem além de si mesmas; Deus, entretanto, se preocupa conosco e vê pelo que passamos!Deus ouve (v 7b). Novamente, o Senhor não é como os ídolos, “que têm ouvidos e não ouvem” (Salmo 115:6a). Antes, seus ouvidos estão atentos às nossas orações (2 Crônicas 7:15); ele ouve 
nossa voz e nossas súplicas (Salmo 116:1). João Calvino escreveu: “Se devemos receber algum fruto de nossas orações, devemos também crer que os ouvidos de Deus não se fecharam contra elas”.Deus conhece (v 7c). A Nova Versão Internacional traz: “Sei quanto eles estão sofrendo”. Está escrito que “ele conhece nossa estrutura e sabe que somos pó” (Salmo 103:14) e, por isso, se compadece de nós. Ele sabe que somos frágeis, e muito pouco é suficiente para nos abalar. Por isso “os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Salmo 125:1). Deus desce (v 8a). Assim como o Pai desceu para libertar os israelitas, o Filho desceu para salvar os pecadores. Jesus disse: “Eu desci do céu... Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” (João 6:38, 51).Deus envia (v 10). Deus enviou Moisés para libertar os israelitas e enviou Jesus para nos salvar. Está escrito: “Deus enviou seu Filho... Para resgatar os que estavam sob a lei” (Gálatas 4:4s). Nós, confortados de nossas aflições, somos enviados por Ele para levar esta mensagem aos que ainda estão aflitos, sem consolo algum: “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também os envio” (João 20:21).Conclusão: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33).

Nenhum comentário:

Postar um comentário