Social: Ação de Todos! Um dos papeis da Igreja na sociedade é ser uma consciência profética capaz de ajudar a cada ser humano (entendido como um indivíduo livre e competente diante de Deus e dos homens, vivendo em uma sociedade pluralista) a discernir valores essenciais que norteiam os relacionamentos em todas as suas dimensões.
sábado, 9 de janeiro de 2016
Introdução ao Livro de Zacarias
Em 539 a.C., Deus usou os medo-persas para derrotar o império da Babilônia. Logo em seguida, Ciro
autorizou a volta dos cativos à terra, e Zorobabel se preparou para conduzir aproximadamente 50.000
pessoas para Jerusalém. Começaram a construção do templo, mas fatores externos e internos
interromperam as obras, e o trabalho da construção do templo parou durante mais de 15 anos. Zacarias
e Ageu foram dois profetas usados por Deus para motivar o povo de Judá a voltar ao trabalho e terminar
a construção do templo.
Para compreender melhor a mensagem de Zacarias, convém lembrarmos alguns fatos históricos. Estas
informações vêm dos primeiros capítulos do livro de Esdras. No primeiro ano do seu reinado, Ciro
autorizou a volta dos judeus a Jerusalém. Mandou com eles utensílios que Nabucodonosor havia tirado
do templo quando destruiu Jerusalém em 586 a.C. Zorobabel conduziu um grupo de mais de 42.000
judeus e mais de 7.000 servos no regresso destes cativos para sua terra. Além dos utensílios enviados pelo
rei, o povo ofertou ouro, prata e outras coisas preciosas para a restauração do templo. Depois de chegar
à terra, o povo começou a construção da Casa do Senhor. Mas, logo depois de lançarem o alicerce do
templo, foram frustrados pela oposição dos povos vizinhos, e a obra parou até 520 a.C. Foi neste ano que
Deus levantou dois profetas, Ageu e Zacarias, para motivarem o povo a voltar ao trabalho.
O profeta Ageu foi contemporâneo de Zacarias, começando as suas profecias apenas dois meses antes
(compare Ageu 1:1 e Zacarias 1:1). A leitura de Ageu ajudará a entender melhor a situação que Zacarias
enfrentou em Jerusalém. Ageu não se preocupou com os problemas políticos e legais com os vizinhos.
Este profeta chamou o povo ao trabalho de construir o templo, dizendo que o problema real estava na
atitude dos próprios judeus que voltaram do cativeiro. Pouco mais de três semanas depois do começo
destas pregações de Ageu, o povo reagiu e começou a construção. Deus prometeu abençoar o povo e
disse que as nações (terra, céu e mar) seriam abaladas. Os ouvintes das profecias de Ageu estavam
esperando uma intervenção divina nos assuntos humanos. A mensagem de Zacarias continua onde Ageu
termina.
O nome Zacarias significa “o Senhor lembra”. Este profeta fazia parte de uma família sacerdotal que
voltou do cativeiro com Zorobabel (1:1; cf. Esdras 5:1; 6:14; Neemias 12:4,7). Zacarias, como Daniel,
Ezequiel e João (no Apocalipse), emprega o estilo apocalíptico, usando linguagem simbólica para frisar
a intervenção divina nos assuntos terrestres. Desta forma, ele consola os fiéis e avisa sobre o castigo
daqueles que se rebelam contra o Soberano Deus.
Algumas Datas Importantes (algumas aproximadas)
605 a.C. Primeira leva de judeus ao cativeiro babilônico
597 a.C. Segunda leva ao cativeiro
586 a.C. Terceira leva ao cativeiro, templo em Jerusalém destruído
539 a.C. Queda da Babilônia aos medo-persas
538 a.C. Decreto de Ciro autorizando o regresso dos cativos
Zorobabel conduz o primeiro grupo na volta para Jerusalém
520 a.C. Profecias de Ageu; construção do templo reiniciada
520-518 a.C. Profecias de Zacarias
458 a.C. Esdras volta para Jerusalém com mais de 1.700 pessoas para ensinar e ajudar
nas obras do templo
444 a.C. Neemias volta para construir os muros de Jerusalém
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