quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O SANTUÁRIO NA HISTÓRIA DO MUNDO

O Santuário na história do mundo

Santuario Tenda
O santuário tinha a porta, o pátio (pia e altar de holocausto), o lugar santo (pães da proposição, castiçais e incensário) e o santíssimo (arca da aliança).
No caso de Moisés, a porta representa o sangue nos umbrais das portas para salvar os primogênitos. O holocausto foi o Cordeiro pascoal. A pia foi o Mar Vermelho. No caso do lugar santo, teve o maná (pães), a nuvem e a coluna de fogo (incensário e castiçais). O lugar santíssimo foi o Sinai.
Agora Cristo. Ele era a porta (João 10, parábola do bom pastor). Ele foi o sacrifício/holocausto. A pia foi Seu batismo. No lugar santo, Ele é o pão que desceu do Céu (vossos pais comeram o maná no deserto e morreram); Ele é a luz do mundo (castiçais) e ora-se em nome de Jesus (incensário). Quanto á arca, representa-se que Ele cumpriu toda a Lei.
Templo de Salomão
Santuário3
Agora vamos ao catolicismo. Daniel disse que ele iria “deitar a Verdade por terra, faria isso e prosperaria” e profanaria o santuário. Primeiro, o catolicismo disse que o papa é a porta, representante de Deus. No pátio, ensinou justificação pelas penitências e anulou o sacrifício de Jesus, além de batizar criancinhas. Profanou o altar e a pia assim.
No lugar santo, ele profanou os pães da proposição quando encerrou a Bíblia em latim e deixou as pessoas sem o pão do Céu. Instituiu a oração com intercessores além de Cristo, como Maria, e assim profanou o incensário. Não contente, profanou os castiçais quando ensinou e fez com que Cristo deixasse de ser a luz do mundo, e sim a igreja.
No santíssimo, mudou a lei!  Profanou tudo!
O protestantismo iniciou o caminho de volta.
Jesus voltou a ser a porta. A pia foi purificada pelos Batistas (Igreja Batista). (batismo por imersão). Jesus voltou a ser sacrifício perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário