quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Construindo uma grande obra!


Neemias 4


Introdução:

Neemias era um judeu que tinha um sonho ousado: reconstruir a cidade de Jerusalém que estava em ruínas. Ele teve notícia do estado da cidade e ele ora a Deus para que pudesse reconstruir a cidade santa.

Neemias tinha uma missão de reconstruir Jerusalém e isto foi para ele uma grande obra. Nós também somos incumbidos de construir uma grande obra. Os cânones da Igreja Metodista diz: “A missão de Deus no mundo é estabelecer o Seu Reino. Participar da construção do reino de Deus em nosso mundo, constitui-se tarefa evangelizante da Igreja.” (Cânones)

Devemos fazer parte desta grande obra (construção): o reino de Deus no mundo. Com base nisso, devemos pegar o exemplo de Neemias para cumprirmos com esta tarefa.

Interrogante:

Como fazer parte da construção desta grande obra (do Senhor)?

Primeiramente, para fazer parte da construção desta grande obra é necessário:

1. Estar disposto a trabalhar (arregaçando as mangas) (v.6);

Neemias conseguiu reconstruir os muros de Jerusalém porque “o coração do povo se inclinava a trabalhar”. O coração (sentimento, emoções, desejos, consciência) estava na obra de Deus.

Onde está o seu coração? (ex: namorado/a? marido/esposa? Vestibular? Emprego? Casamento? Problemas? Enfermidade?)

Coração = Prioridade: A nossa prioridade é o Reino de Deus: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça; e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).

Ex: Qual a sua profissão? Primeiro, sou discípulo (pescador de almas), nas horas vagas sou engenheiro (ou estudante).

O problema é que muitos de nós estamos no comodismo, dormindo na luz e esquecemos que ser discípulo de Jesus é ser servo. (Quem não vive pra servir não serve pra viver) “Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. (Mc 10.45)



Segundo lugar, para fazer parte da construção desta grande obra é necessário:

2. Zelar pela unidade (Preciso lutar pela família de Deus); (todos tinham o mesmo objetivo: reconstruir Jerusalém) (v.14);

Neemias encontrou dificuldades na reconstrução dos muros. Os inimigos do povo de Deus se levantaram contra a obra de Deus. Neemias disse para o povo não temer, mas se unir (Peleja por vossos irmãos) em prol da construção e da defesa contra os inimigos.

Hoje na escola dominical trabalhamos com o tema “desenvolvendo o trabalho em equipe” e falei da diferença entre grupo e equipe. A equipe se reúne sob uma visão, ou objetivo, sabendo aonde quer chegar. A força de uma equipe está na sua união (o perigo está no desentendimento).

Neemias organizou uma equipe sob um objetivo: reconstruir Jerusalém sob ruínas.

Precisamos zelar pela unidade (Sl 133).



Terceiro lugar, para fazer parte da construção desta grande obra é necessário:

3. Confiar no poder de Deus (Ele pelejará em nosso favor) (v.20).

Neemias entendia que sem o poder de Deus ele não conseguiria realizar o sonho de reconstruir Jerusalém. Em todo tempo Neemias se encontra em oração a Deus, buscando o seu favor para cumprir com seu objetivo.

A confiança de Neemias em Deus era tão grande que ele não se preocupou tanto com os inimigos: “O nosso Deus pelejará por nós” (v.20).

Tem coisas que podemos fazer, mas tem coisas que só Deus pode alcançar, pois “assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos” (Is 55.9).

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo o fará” (Sl 37.5)

Ex: História de Josafá (2 Cr 20)



Conclusão:

Precisamos nos direcionar para a obra de Deus, ou seja, para sua missão em salvar o mundo. Para nos engajarmos nesta missão é necessário fazer como neemias e o povo de Israel: 1) estar com o coração disposto a trabalhar na obra; 2) zelar pela unidade, pois sozinhos não conseguiremos; 3) confiar em Deus. Participe desta grande obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário