quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Preparando o caminho do Senhor



Texto: Mateus 3.1-10

Introdução:

Este texto nos fala da vida e do ministério do profeta João Batista. O principal objetivo (missão) de seu ministério era de “preparar o caminho do Senhor”. Caminho na Bíblia em muitas ocasiões significava a vida das pessoas. João Batista ao preparar o caminho do Senhor, na realidade, ele estava preparando as pessoas para o reino do Messias esperado e prometido: este Messias era Jesus Cristo, aquele que redimiria Israel e todo o mundo.

Nós somos chamados a fazer parte deste ministério de João Batista de “prepara o caminho” para o nosso Senhor entrar na vida das pessoas. Somos desafiados por Deus a sermos “a voz que clama no deserto”. O Senhor está nos chamando neste momento a fazer parte deste grande ministério profético.

Portanto, como podemos fazer parte deste ministério tão importante? Como podemos “preparar o caminho do Senhor”?

Em primeiro lugar, para preparar o caminho do Senhor é necessário:

1. Passar pelo deserto (v.1);

• João Batista não vivia nos templos, nos palácios. Ele vivia no deserto. João era de linhagem sacerdotal e ele deveria estar nas sinagogas, mas optou em obedecer ao chamado do Senhor;

• Podemos aprender com o deserto:

1. Deserto é local de treinamento: Lc 1.80. João Batista cresceu e se fortaleceu no deserto; Assim foi com Moisés e com Jesus.

2. No deserto aprendemos que o Senhor é a nossa fonte: dependência. O povo de Israel viveu 40 anos no deserto experimentando o poder provedor de Deus;

3. No deserto aprendemos a ouvir a voz de Deus (João falava com unção o que tinha da parte do Senhor);

4. No deserto atraímos pessoas até nós (João Batista era cheio do Espírito Santo Lc 1.41) (v. 5 e 6); O que atrai as pessoas não é o deserto, mas a presença do Senhor e a sua palavra;

Em segundo lugar, para preparar o caminho do Senhor é necessário:

2. Buscar uma vida de arrependimento (v. 2);

• A mensagem de João Batista era de arrependimento. O arrependimento de pecados é necessário para recebermos a graça de Deus e os atributos de seu reino;

• Arrependimento: não é remorso (entristecer-se com algum pecado que cometemos; o remorso não faz com que haja transformação de vida; é sentimento e muda rapidamente);

• O arrependimento, conforme o verbo metanóia, é mudar de mente, trata de uma transformação fruto de nova convicção, e por isso mudança de rumo. É deixar a vida de pecado e viver em santidade.

• Isaías é um exemplo de arrependimento: deixou de ser um homem de lábios impuros para ter em seus lábios a Palavra de Deus (Is 6.1-9)

• Em Romanos 12.2 diz que eu só irei transformar o mundo pela renovação da minha mente (arrependimento);

• Para Wesley, arrependimento é deixar de fazer o mal e o fruto desse arrependimento é fazer o bem. 



Em terceiro lugar, para preparar o caminho do Senhor é necessário:

3. Produzir frutos;

• João Batista diz que não basta se arrepender (deixar o pecado), mas era necessário os frutos (santidade); Ele estava criticando os fariseus que não produziam um arrependimento genuíno (v. 8-10);

• Frutos: é a conseqüência da atitude de arrepender-se; “fazer a diferença”, é o resultado;

• A árvore boa não pode dar frutos maus, nem a árvore má pode dar frutos bons;

• Em Mc 11.13-14,20-21 Jesus amaldiçoou uma figueira para que não produzisse frutos. Não era época da figueira produzir frutos. Eu entendo que para o cristão não existe época para produzir frutos. Em todo momento é tempo de produzir frutos.

• Salmo 1 diz que aquele que medita na lei do Senhor será como uma árvore frutífera;




Conclusão:

O Senhor nos chama a fazermos parte do ministério de João Batista de “preparar o caminho do Senhor”. Para isso é necessário passar pelo deserto, buscar uma vida de arrependimento e produzir frutos. Este ano de 2010 praticamente já encerrou e a pergunta que fica: o que fizemos para o Senhor? Que frutos produzimos? De que maneira contribuímos para o avanço da obra de Deus? Que possamos assumir nosso chamado profético de “preparar o caminho do Senhor” nas vidas que estão perecendo no pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário