segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A arca desmontada (a vara florescente de Arão, urna de ouro, e as tábuas dos mandamentos)

A arca desmontada (a vara florescente de Arão, urna de ouro, e as tábuas dos mandamentos) 
A arca é feita de cesto. Embora dentro desse cesto tenha a vara florescente de Arão, e a urna que contém o maná, mas o mais importante é que as tábuas dos mandamentos foram colocadas. A Bíblia chama essa tampa de cesto onde as tábuas foram colocadas de, propiciatório. Então como podemos falar que a tampa é o propiciatório e o cesto, é a arca? Por que Deus disse para colocar as duas tábuas de pedras onde estão escritas os mandamentos dentro da arca? Nós que estávamos sofrendo no pecado, Deus nos amou e desejou que fôssemos salvos desses pecados. Não é fazendo algo que seremos salvos, mas somente Deus terá que trabalhar.
Mas a maioria das pessoas, por não conhecerem o surpreendente caminho de Deus, estão presos no pensamento de que devem se esforçar a fim de receberem a salvação. Mesmo não existindo outro caminho para sermos salvos, além da graça de Deus, Satanás faz com que o nosso coração fique preso nas 'boas obras' e não na 'graça de Deus', para que tenhamos uma vida bem distante da graça de Deus. E Deus nos ensina que pelas obras ou esforços, jamais podemos ser salvos, para que os nossos corações voltem para Deus.
Quantas bondades podemos fazer nos esforçando? E o quanto podemos nos santificar trabalhando? Nós ficamos iludidos pensando que temos um poder infinito, pensando que podemos nos santificar e nos tornar bons dependendo de nossos esforços. Esse pensamento não é nosso, mas é o truque de Satanás. Jamais podemos ir diante de Deus pelas nossas obras. Por isso, para que percebamos essa verdade, Deus deseja nos mostrar o limite das nossas obras, e o resultado dos nossos esforços e trabalhos. Por isso, Ele nos dá as leis que contém os dez mandamentos. Nós pensamos que se nos esforçarmos conseguiremos cumprir as leis, mas se pensarmos bem, não existe nenhuma pessoa que consiga viver conforme os mandamentos de Deus. O Único que consiga cumprir os dez mandamentos perfeitamente é somente Jesus Cristo. Isto é, por ser a lei de Deus, somente Deus consegue cumprir. Por exemplo, se o homem conseguisse cumprir os dez mandamentos, então o homem estaria na mesma posição de Deus, e não numa criatura de Deus.
Propiciatório
Vendo em Êxodo capítulo 25, a partir do versículo 10, fala sobre a arca que está no tabernáculo. 
"Também farão uma arca de madeira de acácia; de dois côvados e meio será o seu comprimento, de um côvado e meio, a largura, e de um côvado e meio, a altura. De ouro puro a cobrirás; por dentro e por fora a cobrirás e farás sobre ela uma bordadura de ouro ao redor. Fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos da arca: duas argolas num lado dela e duas argolas noutro lado. Farás também varais de madeira de acácia e os cobrirás de ouro; meterás os varais nas argolas aos lados da arca, para se levar por meio deles a arca. Os varais ficarão nas argolas da arca e não se tirarão dela. E porás na arca o Testemunho, que eu te darei."
Aqui fala sobre o modelo e a forma da arca. E à partir do versículo 17, fala sobre o propiciatório. O foco do tabernáculo está na arca. Quando o povo de Israel tinha dificuldade, eles levavam a arca para as guerras, quando deram as sete voltas no muro de Jericó, também carregaram a arca, e quando atravessavam o rio Jordão, a água parou no momento em que os pés do sacerdote que carregavam a arca encostou na água. Vendo todas estas coisas, podemos saber que o foco do tabernáculo estava na arca

Nenhum comentário:

Postar um comentário