segunda-feira, 15 de setembro de 2014

OS GANCHOS E AS VERGAS

Os ganchos e as vergas
Êxodo 27:11, está escrito:
"as suas vinte colunas e as suas vinte bases serão de bronze; os ganchos das colunas e as suas vergas serão de prata."
Isto é, disse que os ganchos e as vergas seriam de prata. Não significa que as colunas estarão firmes só porque estão estabelecidas em cima da base de bronze. É claro que a base era o suficiente para conservar as colunas, mas se ventasse, essa base não iria conseguir firmar a coluna coberta pela cortina.
Todas as coisas que aparecem no tabernáculo representa a Jesus Cristo, e por outro lado representa a vida das pessoas que já receberam a salvação. A única coisa que pode fortalecer as colunas é não balançar na vida de fé.
Então, como nós podemos ficar firmes, se somos humanos com muitas necessidades e fraquezas?
Vendo no tabernáculo, os ganchos e as vergas ligava coluna entre coluna fazendo estabelecer firmemente. E isso era feito de prata.
Tudo que fala na Bíblia tem significado. Isto é, o 'ouro' significa a 'glória' de Deus, a 'madeira' significa a 'natureza humana de Jesus Cristo', o 'bronze' significa o ' julgamento', e a 'prata' significa a 'graça de redenção de Jesus Cristo'.
Como uma pessoa que pecou, poderá ir corajosamente diante de Deus? Isso é graça.
Não é uma pessoa perfeita que recebe a graça, e sim, uma pessoa que tenha necessidade, que seja fraca e suja poderá receber a graça. Aquela pessoa que não tem defeitos, nem necessidades, não tem nenhum direito de receber a graça.
Hebreus 4:16, diz:
"Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna."
Quem poderá ir corajosamente diante desse trono da graça? É aquela pessoa que pecou e errou.
Mesmo que cometamos pecado, a graça que cobre e recebe as nossas fraquezas nos segura fazendo com que possamos ficar confiantemente diante de Deus, assim como os ganchos e as vergas seguram as colunas.
O motivo do Cristão não poder se exaltar, é por ser difícil de receber a graça. O Cristão deve ficar sabendo que, por ser uma pessoa muito fraca e de muitas necessidades, somente poderá viver recebendo a graça de Deus. Mesmo que tenha cometido pecado, não deve temer ficando com peso na consciência. Mas tem que saber que a sua pessoa é assim de natureza. E tem que receber a graça e a misericórdia diante de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário