segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PEDESTAL DO CANDELABRO

Pedestal do candelabro
Vendo no versículo 31tem uma parte em que diz:
"de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal"
Para acender a luz do candelabro, as seis hásteas que sairam da hástea, estão apoiando os sete cálices. Mas selevantar dessa forma, cairá não conseguindo se estabilizar. Se o candelabro cair, derramará o azeite que está dentro da lâmpada e assim, a luz se apagará. Embora a construção de cada parte tenha o papel muito importante, mas o papel mais importante é o pedestal. O pedestal está estabilizado firmemente, e começando pelo pedestal, é formado a hástea, as hásteas, a flor, e as lâmpadas. Assim, um candelabro é formado. Esse pedestal representa exatamente a Jesus Cristo que é a rocha.

Por mais que façamos muitos trabalhos agradáveis do evangelho, mas se o pedestal não estiver firme, cairá facilmente. Mas o candelabro que tem o pedestal firme, jamais cairá. Até as pessoas que receberam a redenção, de vez em quando acabam entrando em desespero por causa das tentações e até balançam um pouco. Mas Cristo é o nosso firme pedestal na vida de fé. Neste dia, nós estaremos na rocha junto com Jesus Cristo e sentaremos no glorioso trono juntamente com Cristo. As pessoas que receberam a redenção, não estão estabelecidos pelo seu método, habilidade ou esforço. Não somos nós que seguramos o Senhor firmemente, mas o Senhor é o nosso pedestal e nos segura para que possamos estar firmes em qualquer situação.

Por exemplo, o que teria acontecido se não tivesse o pedestal no candelabro? Se as hásteas ou a hástea quiserem se firmar com as suas próprias técnicas e habilidades, isso seria muito difícil e atormentável. Mas o pedestal os firmam. Por isso, mesmo que a hástea e as hásteas não estejam conscientes, estarão estabelecidos. Da mesma forma, por nós termos aceitado Jesus Cristo como pedestal, e por termos existido a partir de Jesus Cristo, não precisa do nosso próprio esforço para ficarmos em pé. Mas, se somente lembrarmos do Senhor e meditarmos a palavra do Senhor, Cristo irá estabelecer a nossa fé firmemente. Portanto, se a nossa fé não estiver firme e cair, então terá que examinar a nossa relação com Jesus Cristo
Em Provérbios 24:16está escrito:
"porque sete vezes cairá o justo e se levantará" 
Não significa que uma pessoa justa não peca, mas através de Jesus Cristo, o pecado dessa pessoa é lavada sem deixar nenhum rastro. Porque o justo está conectado com Jesus Cristo. Por isso, estará firme mesmo que não se esforce.

O Senhor nos transforma em formato que Ele deseja, e não em formato que nós desejamos. Portanto, se for uma pessoa que nasceu de novo, independete do desejo dessa pessoa, estará se transformando em forma de Cristo sem perceber. . Mas pelo contrário, se aquela pessoa não recebeu a redenção, então por mais que se esforçe para mudar, continuará sendo apenas uma casca cheia de maldades por dentro. Muitos irmãos e irmãs, depois dois anos de terem recebido a salvação, se assustam ao ver a sua pessoa tão diferente do passado.
Hásteas do candelabro
Quando fazia o candelabro, da hástea saía três hásteas de um lado, e três hásteas do outro fazendo com que se junte com a hástea principal. Essas seis hásteas, ao se tornar sete por haver se juntando com a hástea principal, se torna um candelabro que brilha agradavelmente.

Se lermos as palavras referentes ao candelabro, em muitas partes tem o número sessenta. E o significado do número sessenta na Bíblia, é o número humano. Deus criou o homem no sexto dia. No livro de Daniel, fala sobre o rei Nabucodonosor, que construiu um ídolo de ouro de sessenta côvados de altura e seis côvados de largura. Aqui aparece o número sessenta, seis. Em Apocalipse capítulo 13, tem uma besta e todos aqueles que não se prostrarem para a besta, morrerão. O número dessa besta é 666. E quando o homem que é o número seis se tornou forte, podemos ver que todas as coisas que o homem fazia foi contrariar a Deus.
As seis hásteas que saem da hástea principal, tem que estar juntos para se tornar um candelabro agradável que ilumina a escuridão do lugar Santo. Mas por exemplo, se as seis hásteas partirem da hástea principal e fizer conforme a sua vontade, isso é mesma coisa que contrariar a Deus.

Não importa o quanto trabalhamos para Deus, o quão excelentes trabalhos fazemos. Quando deixamos o livre arbítrio para o Senhor, seguindo a decisão de Deus, desistindo de todos os direitos de fazer conforme a nossa própria vontade, fazendo e seguindo a vontade que o Senhor se alegra, então nos tornaremos em candelabro e viveremos como pessoas preciosas o qual daremos as luzes agradáveis.

A pessoa que Deus deseja é aquela que nasce de novo através de Deus, e receber a graça vivendo com Cristo. São estas pessoas que glorifica a Deus e tem uma vida iluminosa. Deus nos fala através das seis hásteas do candelabro, que as pessoas que tentam fazer algo por si mesmas, ao envés de glorificar a Deus, pelo contrário, estão contrariando a Deus.
Formato de amêndoas
A cada três hásteas do candelabro, tinha que fazer três cálices com formato de amêndoas, com suas maçanetas e com suas flores. Embora na Bíblia não fale muito sobre a palavra 'amêndoa', mas em Provérbios capítulo 12, fala que floresce flor na amendoeira. Em Gênesis capítulo 30, quando Jacó estava pastando as ovelhas do seu tio Labão, removeu a casca das varas verdes de álamo, de aveleira e de plátano em riscas abertas, deixando aparecer a brancura das varas, as quais assim escorchadas, pôs ele em frente do rebanho, nos canais de água e nos bebedouros, aonde os rebanhos vinham para dessedentar-se, e concebiam quando vinham a beber.

Em Hebraico, a palavra 'amêndoa' tem o significado parecido com 'proteger'. Em Hebraico, a palavra 'amêndoa' é 'shacad', mas pela palavra 'amêndoa' ter o significado parecido com 'proteger', na palavra 'amêndoa' está incluso o significado 'proteger'. Isso significa que, assim como o pastor protege as suas ovelhas com a vara, Deus está nos protegendo.

Qual o significado da amêndoa que tem no tabernáculo? O tabernáculo representa a Jesus Cristo, e o candelabro que está no tabernáculo, também representa a Jesus Cristo que é a luz do mundo.

Deus ter mandado fazer o 'cálice com formato de amêndoa' na hástea do candelabro, significa que, assim como através da iluminação do candelabro clareia a escuridão, Jesus Cristo que é a luz nos protege. Enquanto estivermos vivos, continuamente Jesus Cristo nos protegerá.
Maçanetas
Todas as palavras da Bíblia representa a Jesus Cristo. No Novo Testamento, embora Jesus Cristo aparece pessoalmente, mas no Antigo Testamento, Cristo aparece através de muitas figuras e formatos. E através de muitas figuras e formatos, podemos conhecer o Cristo que estava escondido. Cristo está escondido aos olhos de muitas pessoas, mas a maçaneta que preserva a flor, representa a Jesus Cristo que preserva a nossa vida de fé, fazendo florescer agradavelmente. Por mais que a flor seja bela e bonita, mas se não tiver ou cair a maçaneta que preserva a flor, então as folhas das flores cairão. Da mesma forma, aquelas pessoas que tem a agradável, preciosa e surpreendente fé e o dom, não é porque a sua pessoa é melhor do que as outras. Embora não enxerguemos, mas é porque existe o Jesus que é a maçaneta da flor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário