segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CANDELABRO

Candelabro
Se lermos em Êxodo 25:31~40, está escrito: 
 "Farás também um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça. Seis hásteas sairão dos seus lados; três de um lado e três do outro. Numa hástea, haverá três haverá três cálices, com formato de amêndoas na outra hástea, uma maçaneta e uma flor; assim serão as seis hásteas que saem do candelabro. Mas no candelabro mesmo haverá quatro cálices com formato de amêndoas, com suas maçanetas e com suas flores. Haverá uma maçaneta sob duas hásteas que saem dele; e ainda uma maçaneta sob duas outras hásteas que saem dele; e ainda mais uma maçaneta sob duas outras hásteas que saem dele; assim se fará com as seis hásteas que saem do candelabro. As suas maçanetas e as suas hásteas serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro. Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele. As suas espevitadeiras e os seus apagadores serão de ouro puro. De um talento de ouro se fará o candelabro com todos com todos estes utensílios. Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte."
Passando pela bacia de bronze, no lado direito tem a mesa dos pães, e no lado esquerdo, o candelabro, e na frente o altar, o incenso. Assim como já sabemos, a mesa dos pães representa a Jesus Cristo que é o pão, o altar do incenso significa  que Jesus Cristo que é o nosso mediador, e o candelabro representa que Jesus Cristo que é a nossa luz.

Em Êxodo 25:31, está escrito como fazer o candelabro.
Deus orientou que fizesse o candelabro com ouro puro, 'de ouro batido se fará'. O candelabro foi feito pelas mãos de Aoliabe e Bezalel, e para fazer o candelabro, foi preciso de um talento de ouro puro.

Aoliabe e Bezalel batendo esse um talento de ouro, fizeram uma forma de candelabro. E assim, continuaram batendo e fizeram seis hásteas, e em fim, fizeram as sete lâmpadas que acende as luzes. Assim, fizeram um candelabro lindo e resplandecente.

Este candelabro não representa somente a Jesus Cristo, mas também, é a figura das pessoas que receberam a redenção. Para se tornar num candelabro brilhante, qual mudança será necessária? No começo, era um talento de ouro puro. Embora fosse ouro, não se fala no formato do ouro, se era quadrado, ou triângulo. Então, esse ouro que ia se transformar em candelabro, estando nas mãos dos servos de Deus Aoliabe e Bezalel, a partir desse momento começou a ser batido continuamente. E enquanto estava sendo batido, algumas partes entrava, e algumas partes saía. Sendo batido continuamente, pouco a pouco foi se formando num candelabro, se tornando num candelabro brilhante, o qual é agradável e glorioso aos olhos de Deus. Da mesma forma, até as pessoas que receberam a redenção, estando nas mãos de Jesus, não é pelo seu próprio esforço que irá mudar, mas sim, naturalmente perderá a sua própria forma se transformando no formato em que Jesus Cristo deseja.

Antes de Deus fazer o candelabro, Ele jamais se referiu do formato. Mas depois que nasce de novo, a partir desse momento, podemos ver que através do Senhor, o formato muda e se transforma. Continuamente Deus está martelando as pessoas que receberam a redenção, para que, sendo despidos de suas próprias pessoas, apareça a forma de Cristo. Assim como o ouro perde o seu formato se transformando em candelabro que Deus se alegra, o Senhor nos mostra que pouco a pouco a nossa pessoa vai mudando na forma em que Jesus Cristo deseja, e no final, estaremos transformados num candelabro que ilumina nesse mundo escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário